ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

O voto limpo e os "moinhos de vento"

Marta Ferreira | 24/07/2018 06:00

Dom Quixote – Ainda que acredite na conscientização do eleitor, o desembargador Sérgio Fernandes Martins disse ontem, durante lançamento de campanha pelo voto limpo, que esses tipos de ações são como “uma luta quixotesca”. A expressão faz alusão ao personagem criado pelo espanhol Miguel de Cervantes, que em meio a sua loucura sai em busca de justiça e de sua bela donzela imaginária, combatendo os famosos moinhos de vento.

Efeito milionário – O procurador regional eleitoral, Marcos Nassar, explicou que se aplicada base de cálculo das Organizações das Nações Unidas de que 5% do PIB (Produto Interno Bruto) acaba desviado em casos de corrupção o país perdeu, somente no ano passado, R$ 330 milhões. Daí a importância de adotar a campanha “Voto certo é voto limpo” como suporte contra eventual má decisão nas urnas.

Freio – Decisão judicial obriga a Prefeitura de Coxim a suspender gastos de publicidade, propaganda e marketing em contrato de R$ 750 mil por ano, até que regularize pagamentos de salários de servidores e empregados do município. O despacho, tornado público ontem, também determina quitação valores junto ao Instituto Municipal de Previdência coxinense.

Impasse – O Ministério Público havia contestado os gastos em Coxim enquanto houvesse atrasos na folha, que deve ser posta em dia em três meses. O prefeito Aluísio São José (PSB) alega que decisão judicial se cumpre, porém, afirma que as campanhas até aqui envolviam a cobrança de tributos, surtindo efeito na arrecadação, e serviços públicos essenciais.

Autorizado– Sentenciada a prisão domiciliar pelo STF (Supremo Tribunal Federal) dentro da Operação Lama Asfáltica, Rachel Giroto, esposa do ex-deputado Edson Giroto, foi autorizada a deixar sua casa para tratamento médico, pelo período de 90 dias. A decisão partiu da 3ª Vara Federal de Campo Grande. Outro pedido, envolvendo saída no mesmo dia de protocolo na Justiça, viu-se prejudicado pela falta de tempo.

Mudança de planos – Conhecido mais pela autoria da polêmica proposta de lei que impõe disciplina rígida nas escolas, o procurador Sérgio Harfouche pode trocar a candidatura ao Senado pela disputa ao governo do Estado. Ele chegou a falar como postulante ao Congresso, mas diante do lançamento a candidato a presidente pela legenda, Paulo Rabello, a legenda agora trabalha por um nome também ao Parque dos Poderes.

Pensando – Harfouche, ao ser procurado, respondeu por meio da coordenação de campanha, que ainda está avaliando o que vai fazer. A decisão, promete, vem ainda esta semana.

Decisão – O Novo, um dos nomes recentes em termos de legenda partidária, faz convenção hoje em Campo Grande. No Estado, a tendência é lançar candidatos a deputado, estadual e federal, e montar palanque nacional para João Amoedo. 

Peregrinação - Escolhido pelo PSOl para disputar a presidência da República, Guilherme Boulos é sétimo candidato ao Palácio do Planalto a visitar Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira. Ele participa de debate na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) e concede várias entrevistas.

Que já veio - Antes de Boulos, estiveram por aqui Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Aldo Rebelo (Solidariedade), Henrique Meirelles (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL) e Sônia Guajajara (PSTU). O empresário Flávio Rocha, do PRB, também visitou o Estado, mas já não é mais presidenciável.

(Com Humberto Marques, Kleber Clajus e Anahi Gurgel)

Nos siga no Google Notícias