ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Pastor "costura" suplência no Senado

Marta Ferreira | 26/07/2018 06:00

Falta pouco – O pastor Antônio Dionizio Ribeiro (PSB), líder da Assembleia de Deus Missões no Estado, considera que são de 99% as chances de ocupar a primeira suplência da candidatura de Nelsinho Trad (PTB) ao Senado, no arco de alianças em torno da reeleição de Reinaldo Azambuja (PSDB). O parlamento é tratado como uma “terra prometida” no meio político.

Quebra-cabeças – O “1%” deixado de lado por Dionizio envolve a consolidação da aliança entre PTB e PSDB - já alinhavada nos bastidores - e a finalização da montagem da chapa majoritária de Reinaldo. A composição ainda tem a vaga de vice, provavelmente reservada para o DEM, e a segunda vaga ao Senado, destinada a Marcelo Miglioli (PSDB), e um suplente ainda não revelado.

Somos nós - No evento, o deputado federal Elizeu Dionízio, presidente regional do partido, teve a candidatura à reeleição homologada - o partido ainda lançará Leide Pedroso para concorrer ao cargo -, assim como sete deputados federais. A ordem foi uma só: “filiado do PSB vota em filiado do PSB”.

Proporcional – A montagem das chapas para deputado federal tem sido outro desafio nos arredores do ninho tucano –sendo uma das responsáveis pela relutância do DEM em confirmar a coligação com o PSDB. O problema é compor uma chapa com peso suficiente para garantir a reeleição dos parlamentares com mandato e espaço para novatos considerados “viáveis” nos aliados.

Opção – Superintendente de Aquicultura e Pesca do Estado, Cesar Moura participou da convenção do PSB antecipando que pretende pedir votos para André Puccinelli (MDB). Amigo e aliado do ex-governador, espera o visitar ainda nesta semana, e prevê que o emedebista conseguirá deixar a prisão na semana que vem.

Cisão – Curiosidade do processo eleitoral: o maior bloco da Câmara Federal, hoje, é formado pelo trio Avante/Podemos/Progressistas. O primeiro partido está no arco de alianças de André Puccinelli (MDB), enquanto o PODE se alinhou com Odilon de Oliveira (PDT). Já o Progressistas está próximo de apoiar a reeleição do tucano Reinaldo Azambuja.

Novidade – Estreando nas eleições deste ano em Mato Grosso do Sul, o Novo decidiu lançar apenas cinco candidatos a deputado federal e garantir palanque no Estado ao seu presidenciável, João Amoêdo. A decisão foi tomada na convenção realizada na noite de terça-feira (24).

Isentos – O partido também confirmou que não vai lançar candidatos à chapa majoritária. O compromisso firmado é de não subir em qualquer palanque ao governo ou ao Senado.

Experimento – O partido, que ainda se diz contra o fundo partidário e que não usará verbas públicas para bancar campanhas, afirma que pretende se sustentar na disputa apenas com doações por meio de vaquinhas virtuais e recursos próprios. Desde este ano, doações de empresas estão proibidas –para compensar, foi liberado R$ 1,7 bilhão em fundo partidário para as legendas pelo país.

Impressionante – Até nas farmácias está tendo impacto a mania da criança de fazer slime, uma espécie de gel que a molecada adora brincar. Há estabelecimentos que  estão em falta de água boricada, antisséptico que também entra na formulação da “geleca”.

(Com Humberto Marques e Anahi Gurgel)

Nos siga no Google Notícias