ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Quatro votos podem selar futuro de Olarte na Câmara

Edivaldo Bitencourt | 21/08/2015 06:00

Expectativa – Com o parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, que deve ser apresentado hoje, o pedido de afastamento de Gilmar Olarte (PP) deverá ser votado na próxima terça-feira, 25 de agosto, e véspera do feriado.

Fácil – O procurador jurídico Fernando Pineis deverá sinalizar que o quórum para o afastamento será maioria simples. Ou seja, só bastará o voto de 15 dos 29 vereadores para Campo Grande ter o terceiro prefeito nesta legislatura.

Jogo – A decisão da assessoria jurídica deverá acirrar o jogo político na Capital. Oposição e a base aliada deverão passar o fim de semana articulando a votação de terça-feira. Por enquanto, Olarte conta com 18 votos e a oposição, 11.

Expectativa – O líder do prefeito na Câmara, Edil Albquerque (PMDB), pode ter papel fundamental na articulação sobre eventual afastamento. Há movimento no partido para indicá-lo para presidente da Câmara, em eventual renúncia de Mario Cesar Oliveira (PMDB), e, na sequência, assumir a vaga de Olarte.

Só um – No entanto, antes da reunião com o ex-governador André Puccinelli (PMDB), dos sete vereadores peemedebistas, só um, Carla Stephanini, atual presidente municipal da sigla, é oposição declarada a Olarte. Além do líder na Câmara, o prefeito tem o apoio declarado de mais cinco parlamentares do PMDB.

Estranho – Os agentes comunitários de saúde e de endemias promoveram uma manifestação estranha nesta quinta-feira (19). Liderados pelo presidente do Sisem, Marcos Tabosa, eles aplaudiram o prefeito da Capital, Gilmar Olarte, que até parcelou os salários, e vaiaram o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que vem mantendo o ritmo da administração, apesar da crise.

Promoção – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul ficou preocupado com a repercussão da promoção do juiz Marco Antônio Montagnana Morais. Ele será transferido de Terenos para Maracaju. O órgão fez questão de frisar que a promoção foi por merecimento e sem qualquer ligação com o júri, que absolveu o ex-vereador Hélio Locks, acusado de matar o irmão, Sérgio Locks.

Censura – Teve ampla repercussão nas redes sociais a decisão da Zoom Publicidades, que cobriu os nove outdoors contratados pela ACP para divulgar os nomes de 18 vereadores. Eles foram contra incluir o não cumprimento da lei do piso na Comissão Processante. Para o presidente do sindicato, Geraldo Gonçalves, foi censura.

Greves – O prefeito da Capital, Gilmar Olarte, intensificou as negociações para acabar com as greves dos professores e dos médicos. Nas últimas 48 horas, secretários realizaram várias reuniões com as duas categorias para encerrar os movimentos antes do aniversário da Capital, comemorado na próxima quarta-feira.

Setembro – Um dos problemas é que a equipe de finanças do município só quer dar o aval definitivo sobre as finanças no início de setembro. Os professores já sinalizaram que encerram a greve com a formalização do reajuste de 13% em dez vezes.

(colaboraram Antonio Marques, Michel Faustino e Paulo Yafusso)

Nos siga no Google Notícias