ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

SUS pode sofrer maior crise de medicamentos da história

Ângela Kempfer | 06/05/2019 06:00

Só notícia ruim - O ministro Luiz Henrique Mandetta ganha um abacaxi por dia em Brasília. Um dos recentes, veio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde. Oficio endereçado ao gabinete do ministro avisou que os estoques públicos de medicamentos em todos os estados é crítico. Na avaliação da entidade, é a maior crise da história na oferta de medicamentos para o sistema público de saúde.

Pior da história - Segundo o documento divulgado ontem pelo jornal O Globo, de um total de 134 remédios que são distribuídos obrigatoriamente pelo Ministério da Saúde, 25 estão com estoques zerados em todos os estados e outros 18 devem se esgotar nos próximos 30 dias. 

Motorista MEI - Com manifestação marcada para a próxima quarta-feira em Campo Grande, os motoristas de aplicativos podem virar MEIs. O Mistério da Economia estuda decreto para exigir a inscrição deles no INSS, como microempreendedor individual, que paga alíquota menor, de 5% do salário mínimo. Nesse caso, ele receberá um benefício menor, limitado a um salário mínimo, desde que contribua por pelo menos 15 anos e tenha idade mínima de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

Andando - Depois de setembro de 2018, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou que a Caixa Econômica Federal deve pagar a correção monetária maior aos saldos do FGTS por conta de planos econômicos, 348 mil ações de trabalhadores voltaram a andar na Justiça Federal e nos Juizados em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Quem não pediu... - A ação levou em conta as perdas do Plano Collor 2, de fevereiro de 1991. O trabalhador que já entrou na Justiça tem chance de receber rapidamente. Já quem não pediu, pode ter perdido definitivamente a oportunidade, apesar de não haver consenso sobre o prazo para pedir a correção. 

Autonomia - O Conselho Federal da OAB acionou o STF contra o corte de verbas das universidades, alegando violação da autonomia universitária, revisto na Constituição. Hoje as instituições federais têm assegurada independência tanto didático-científica quanto administrativa. O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, segundo a entidade, terá o terceiro maior corte do País, de 62% no orçamento.

Xonado - Na Capital para show na última sexta-feira (3), o cantor sertanejo Eduardo Costa, declarou a sua paixão pela Capital. “Olha o tanto que Campo Grande é bonita, gente. Eu sou apaixonado por essa cidade, não tem condição não”, disse em stories enquanto passava pela Afonso Pena em frente ao shopping.

For Life - No quesito atividade física, o campo-grandense parece que também anda reagindo. A edição da corrida Wings For Life World Run por aqui, realizada no último fim de semana, bateu recorde de participações no Brasil. No total foram 201 participantes oficiais na prova que ocorreu no Parque dos Poderes. Todo valor arrecadado nas inscrições será destinado para pesquisas dedicadas à cura de lesões na medula.

Sol nascente - A sul-mato-grossense Tereza Cristina embarca hoje para 16 dias de reuniões pelo continente asiático. Vai passar pelo Japão, China, Vietnã e Indonésia. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento via negociar a exportação de gordura comestível de carne de porco do Brasil, já autorizada pela China.

Indireta - A briga pela direção da Escola de Samba Deixa Falar tem capítulos na Justiça, mas também não faltam episódios nas redes sociais. Na semana passada, no dia da morte da sambista Beth Carvalho, até na hora da despedida teve indireta. O ex-dirigente, Allan Catharinelli postou um "Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão", lembrando canção famosa na voz de Beth.

Nos siga no Google Notícias