ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Jogo Aberto

TJ tem vaga para interessados em salário de R$ 35 mil

Anahi Zurutuza, Adriel Mattos, Gabriela Couto e Liana Feitosa | 23/02/2022 06:00
Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte dirante sessão de julgamento no TJMS. (Foto: TJMS/Divulgação)
Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte dirante sessão de julgamento no TJMS. (Foto: TJMS/Divulgação)

Aposentou - Está publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira, 23, a aposentadoria do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte. Corumbaense, ele estudou na PUC (Pontífice Universidade Católica) de São Paulo e atuou como magistrado por 34 anos, segundo divulgado na noite de ontem pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

“Contrata-se” – A concessão da aposentadoria de Abss Duarte foi assinada pelo presidente da Corte, Carlos Eduardo Contar, no fim do expediente desta terça-feira (22). Com a saída do desembargador, o TJMS abre mais uma vaga para julgador em segunda instância, com direito a salário de R$ 35,4 mil.

A substituição – A “oportunidade de emprego” surge três dias após o trio de novos desembargadores do TJMS completarem o rito de passagem para a “judicatura em segundo grau”, como se diz no juridiquês. Abss Duarte ingressou na magistratura por meio do quinto constitucional destinado à OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil). O substituto, portanto, deve ser indicado por meio da lista sêxtupla elaborada pela entidade, enviada do Tribunal que a reduz a 3 nomes e encaminha ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que escolhe um dos nomes para a nomeação.

Mais tempo – A comissão provisória para formação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no âmbito no MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) ganhou mais tempo para concluir os trabalhos. O prazo, que terminaria em 31 de dezembro do ano passado, foi estendido por mais três meses.

Investigando – Mesmo assim, o futuro Gaeco já iniciou as primeiras investigações, todas elas sigilosas. O Gaeco/MPF foi criado em 2013, mas começou a ser implementado em 2020. Hoje, 17 estados possuem a estrutura.

Ênfase - O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), voltou a avisar os colegas da proibição de acesso do público na Casa de Leis. “Não dá para abrir exceções. Até 2 de maio, essa Casa funciona somente em sessões mistas e é proibido o acesso de qualquer outra pessoa na Casa”. Segundo ele, 18 servidores testaram positivo para a covid.

“Desmascarado” – Bolsonarista de carteirinha, o deputado Loester Carlos, o Trutis (PSL), não nega estar entre os que tratam a covid-19 como uma “gripezinha”. Pelo menos é o que demonstra no comportamento, andando “desmascarado” por aí. Dia desses, foi visto desembarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande, com a máscara debaixo do queixo. No fim de semana passado, ele fez compras no Assaí da Avenida Fábio Zahran também sem máscara.

Dificuldade - O prefeito Marquinhos Trad (PSD) tem encontrado dificuldade para conseguir aprovar a prorrogação do estado de calamidade pública na Capital até o dia 31 de março, por conta da pandemia. Depois do pedido de vistas do deputado estadual João Henrique Catan (PL) na última quinta-feira, ontem (22), foi a vez da deputada Mara Caseiro (PSDB) retirar o projeto da pauta para analisar melhor antes de votar.

Parem de bobagem - O governador Reinaldo Azambuja mandou ontem, um recado curto e grosso, para os que ainda duvidam da vacina: “Todos os dias, às 5h da manhã, eu recebo o boletim com os números da covid. De janeiro a fevereiro, 88% dos mortos não tinham tomado nenhuma dose de vacina”. E acrescentou: “Tomem a vacina! Parem com essa bobagem sobre se deve tomar ou não. Isso é uma bobagem! Tomem a vacina. Já perdemos muitas pessoas queridas e a gente precisa retomar nossa vida e o crescimento do nosso Estado”.

Marcado – Evento de filiação da deputada federal e pré-candidata ao Governo de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, ao União Brasil foi marcado para o dia 12 de março. Conforme apurou a coluna, Luciano Bivar, o colega de parlamento e presidente nacional da sigla – formada pela fusão do DEM e PSL –, estará em Campo Grande para a cerimônia. Quem também já confirmou presença é o secretário-geral do novo partido, Antônio Carlos de Magalhães Neto.

Nos siga no Google Notícias