ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Mãe pinta paredes de escola para resgatar cultura e ensinar crianças

Pintura devolveu vida as paredes do colégio onde o filho estuda e tem proposta de valorizar a educação

Alana Portela | 24/07/2021 08:53
Eliane Cristina de Sá posando ao lado da parede que pintou. (Foto: Divulgação)
Eliane Cristina de Sá posando ao lado da parede que pintou. (Foto: Divulgação)

Na intenção de valorizar o ambiente educacional, Eliane Cristina de Sá deu vida as paredes da escola municipal Marisa Nogueira Rosa Scaff, em Aquidauana, 137 quilômetros de Campo Grande. Com pincel e tinta nas mãos, a tatuadora de 34 anos reformou a fachada do colégio onde o filho Salomão de 3 anos estuda.

“A arte foi baseada na cultura local e na natureza. Aquidauana tem tanto densidade geológica quanto cultural, na presença dos indígenas. Esses acontecimentos fizeram trabalhar em cima desse tema. A ideia é resgatar a história através da pintura lúdica e pedagógica, uma forma de valorizar o ambiente educacional e também ensinar”, explica a artista.

Eliane é acadêmica de Geografia e trabalha como tatuadora desde 2015. Leva jeito com a pintura já que desenha desde criança. “Não sou da fase tecnológica e na minha época eram atividades lúdicas e televisão. Gostava de reproduzir no papel a imagem dos filmes que assistia”, lembra.

Animais, números e natureza estampam as paredes da escola. (Foto: Divulgação)
Animais, números e natureza estampam as paredes da escola. (Foto: Divulgação)

Desde então, ela carrega em seu peito a paixão pela arte e foi esse amor pela pintura que a fez oferecer a reforma voluntária na escola quando descobriu o projeto “Voltando à Escola” nas redes sociais. “Vi um amigo participar e pensei em usar as habilidades que tenho para a pintura”.

Antes de encarar o desafio, ela já fez outros trabalhos parecidos. “Em 2018 fui convidada para pintar em uma Ong [Organização Não Governamental] e também pintou o muro da casa da minha mãe. Pintar é terapêutico e a arte ajuda na saúde mental”.

O filho de Eliane estuda na escola há pouco tempo e também pensando em seu aprendizado, a mãe foi até o colégio que fica na periferia que atende crianças de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, para conversar com a diretora Joelma Medeiros sobre a ideia. “A proposta é valorizar o ambiente escolar das escolas públicas com estrutura mais decadente”.

Em outra parede tem poemas de Manoel de Barros. (Foto: Divulgação)
Em outra parede tem poemas de Manoel de Barros. (Foto: Divulgação)

Para ajudar a artista, o local deu as tintas enquanto os pincéis foram levados por ela e em dois meses, tudo estava pronto.

“Como aqui é muito quente, ia para a escola entre às 13h e 14h e ficava pintando até os professores encerrarem o expediente”. O local é divido em dois blocos e as novas cores tomaram conta de tudo, desde a entrada ao pátio e fundos.

As paredes que antes estavam desbotadas, agora contam com desenhos de uma ponte com bonequinhos roxos indo em direção ao sol feliz, que dá boas-vindas aos alunos na entrada na escola. Em outro local tem a imagem de uma terena com traços usados na arte indígena e até brincadeiras como amarelinha, desenhadas no chão.

Os poemas de Manoel de Barros também não ficaram de fora e dão emoção a outra parte da escola, misturada com a pintura de avião de papel, pássaros e folhas de caderno usadas em sala de aula.

Ao ver a pintura pronta, o orgulho enche o peito, principalmente do pequeno Salomão que além de ter ajudado no projeto ainda vai poder contar para todos os coleguinhas que foi a sua mãe quem pintou tudinho.

“Vinha comigo, então ajudou a pintar o que conseguia e também ficava brincando enquanto eu pintava”, lembra a mãe.

Para a diretora do colégio, a obra foi um belo presente que tornou o ambiente mais acolhedor. “Arte acolhedora, lúdica, alfabetizadora e chama atenção de quem passa por ela. Estamos na expectativa do retorno às aulas, imaginando a alegria das crianças chegando e se deparando com cores, formas, poesias, informações que já fazem parte da vida delas, agora instigará mais a curiosidade, ampliando seus conhecimentos com a ajuda de nossos professores”, agradece Joelma.

O presente também é em comemoração aos 16 anos que a escola completa no dia 13 de agosto.

Voluntária - Agora com o trabalho entregue, Eliane comenta sobre pintar outra escola da cidade. “Vai ser no colégio Cândido Mariano, que fica próximo ao centro. O trabalho faz parte do programa de residência pedagógica”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Imagem de uma terena de olhos fechados resgata a cultura índígena local. (Foto: Divulgação)
Imagem de uma terena de olhos fechados resgata a cultura índígena local. (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias