ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Consumo

Loja com roupas tamanho 80 foi recomeço de amor internacional

Casal, que se conheceu em um ônibus de Portugal, se reinventou no Brasil vendendo roupas plus size

Aletheya Alves | 06/05/2022 07:15
Lauro Augusto de Oliveira e Janaína Cristina Prado são donos de loja no Camelódromo. (Foto: Kísie Ainoã)
Lauro Augusto de Oliveira e Janaína Cristina Prado são donos de loja no Camelódromo. (Foto: Kísie Ainoã)

Depois de viver uma história de amor com início curioso em Portugal e retornar ao Brasil, Lauro Augusto de Oliveira e Janaína Cristina Prado perceberam que poderiam recomeçar sua caminhada em um mercado que segue restrito até hoje: o da moda plus size masculina. Com um box no Camelódromo, os dois contam que se realizam vendendo roupas com tamanhos que vão até o 80.

Há 19 anos, quando se conheceram em Portugal, os dois não imaginavam que iriam seguir juntos e, pior ainda, que iriam abrir uma loja no Brasil. Tentando uma nova vida no estrangeiro, os dois brasileiros, que não se conheciam, já moravam em Portugal há alguns anos antes de se encontrarem.

Na época, Lauro era motorista de ônibus e Janaína já trabalhava com comércio, conforme ele explica.

“Ela perdeu os documentos dentro de um ônibus e veio me perguntar se eu sabia como ela poderia procurar. Eu disse que iria ajudar, consegui encontrar os documentos e foi aquele negócio, perguntei como ela se chamava e a gente foi se conhecendo”, Lauro narra.

Os dois se conheceram quando moravam em Portugal. (Foto: Arquivo pessoal)
Os dois se conheceram quando moravam em Portugal. (Foto: Arquivo pessoal)

Conforme o tempo foi passando, os dois se tornaram um casal e continuaram morando em Portugal. “Tivemos dois filhos que nasceram lá e, anos depois, em 2012, resolvemos voltar por conta da crise e também porque estávamos há muito tempo longe da família.”

Por ter trabalhado durante toda a vida com comércio, Janaína detalha que, ao retornar ao Brasil, pensou que o melhor caminho seria executar aquilo que já sabia bem: vender. No início, a ideia era disponibilizar roupas com tamanhos “regulares”, mas ela conta que após passar por algumas experiências e receber pedidos de clientes, decidiu ampliar o escopo.

Roupas têm tamanhos que vão até o 80 na loja. (Foto: Kísie Ainoã)
Roupas têm tamanhos que vão até o 80 na loja. (Foto: Kísie Ainoã)

“Uma vez, eu fui comprar uma camiseta de tamanho grande em uma loja e estava supercaro, aí é que comecei a pensar que podia oferecer em um preço mais barato. Também fui vendo que a demanda para esses tamanhos maiores era grande, então, começamos a vender”, diz.

Com objetivo de garantir vestuário tanto para quem é mais alto do que o comum quanto para pessoas acima do peso, Janaína relembra que iniciou a comercialização indo do tamanho 48 até o 56.

Já com alguns clientes consolidados, ela explica que novas demandas foram aparecendo e pedidos para roupas com estilos variados em tamanhos maiores também chegaram. “Eu tinha até o 56, mas com a demanda, fomos atrás e depois de procurar muito, consegui vender até o 80. Hoje, temos desde cuecas até blusas de frio para esse público.”

Opções vão de camisetas até shorts e roupas de frio. (Foto: Aletheya Alves)
Opções vão de camisetas até shorts e roupas de frio. (Foto: Aletheya Alves)

Além de sentir a dificuldade de encontrar fábricas que ofereçam plus size, a empresária conta que qualquer item que se relacione com esse tipo de roupa é complicado de localizar.

Um dos exemplos que ela cita é que, quando passou a pensar em como exibiria as peças na loja, nem mesmo manequins ela conseguiu comprar. “Bolamos a vitrine e eu procurei manequim por vezes e nada de encontrar. Só achava manequim de grávida, mas você imagina o cara vir aqui comprar e ver um manequim grávido? Em tudo isso, a gente precisa pensar.”

Sem encontrar manequins, ideia foi criar vitrine. (Foto: Kísie Ainoã)
Sem encontrar manequins, ideia foi criar vitrine. (Foto: Kísie Ainoã)

Hoje, com uma clientela fiel, o casal explica que as próximas ideias envolvem incorporar também a moda feminina no box. De acordo com Janaína, a demanda continua ativa e, por isso, a loja segue em pé com produtos a partir de R$ 50.

Localizada no Camelódromo, a loja Stillus Camiseteria fica no box 404 e funciona de segunda até sábado, das 8h às 18h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias