Corrida, desfile e bolo gigante: veja horários de festa dos 127 anos da Capital
Programação começa às 6 horas nesta quarta-feira e terá bloqueios a na região central
Campo Grande completa 127 anos nesta quarta-feira (26) com uma programação que começa logo nas primeiras horas da manhã e reúne desfile cívico-militar, Corrida do Facho, participação de dezenas de entidades e distribuição de um bolo de 32 metros no Centro da cidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande celebra 127 anos nesta quarta-feira (26) com programação que inclui a Corrida do Facho às 6h, desfile cívico-militar às 8h na Rua 13 de Maio com 60 entidades, e distribuição de bolo de 32 metros para mais de 2 mil pessoas na Avenida Afonso Pena. O trânsito no Centro será afetado desde terça-feira (25) às 19h, com interdições ampliadas a partir das 5h do dia do aniversário.
A primeira parada na programação é um clássico. A Corrida do Facho começa às 6h, com a prova feminina e largada na Rua 13 de Maio, esquina com a Afonso Pena. No mesmo local, às 7h, saem os homens.
Depois vem o desfile cívico, também na Rua 13 de Maio, que terá início às 8h e contará com 60 entidades e instituições, entre representantes das forças de segurança, órgãos públicos, instituições de ensino e segmentos sociais, culturais e esportivos.
A organização envolve Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil, Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e Solurb, entre outros órgãos.
A proposta é reunir diferentes setores da sociedade em uma celebração voltada à história e à formação de Campo Grande.
Além do desfile, a programação terá a tradicional Corrida do Facho, que também interfere no trânsito da região central desde as primeiras horas da manhã.
Bloqueios começam na véspera
As mudanças no trânsito começam ainda nesta terça-feira (25).
A partir das 19h, a Rua 13 de Maio será interditada entre a Rua Dom Aquino e a Rua 15 de Novembro. No mesmo horário, haverá bloqueio no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Avenida Calógeras.
Na quarta-feira, as interdições serão ampliadas a partir das 5h.
A principal área de bloqueio será a Rua 13 de Maio, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua 26 de Agosto. Cruzamentos próximos também serão isolados para permitir a passagem dos participantes e garantir a segurança do público.
Na Rua 14 de Julho, haverá restrições nos cruzamentos com as ruas Antônio Maria Coelho, Marechal Rondon, Barão do Rio Branco, 26 de Agosto, 15 de Novembro, 7 de Setembro e Avenida Afonso Pena.
A Rua Rui Barbosa também terá bloqueios nos cruzamentos com as ruas Maracaju, Dom Aquino, 15 de Novembro e Avenida Afonso Pena. A interseção da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio também ficará fechada.
Parte das interdições será necessária para montagem de arquibancadas, palanques e demais estruturas usadas durante a comemoração.
Bolo de 32 metros depois do desfile
Após o desfile, será distribuído o tradicional bolo de aniversário da cidade.
Neste ano, ele terá 32 metros de comprimento e levará a inscrição “CAMPO GRANDE 127 ANOS”. A distribuição será feita na Avenida Afonso Pena, entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho. A expectativa é atender mais de 2 mil pessoas.
Serão usados pratos e garfos ecológicos, e cada participante receberá uma fatia. Com desfile, corrida, interdições no Centro e distribuição de bolo, a comemoração dos 127 anos deve movimentar a região central ao longo de toda a manhã desta quarta-feira.


