ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Faz Bem!

Vamos falar de preconceito e auto-estima? Gordinha também merece maquiagem

Liziane Berrocal | 16/03/2015 06:34
Vamos falar de preconceito e auto-estima? Gordinha também merece maquiagem

Desde janeiro estou com vocês falando sobre as coisas de “ser gorda” e também do procedimento da cirurgia bariátrica. E durante todo esse tempo, tenho recebido muitas mensagens de incentivo e também de outras mulheres e homens obesos que já passaram por muitas coisas, que fariam corar até o pior dos trols e não caberia em uma só coluna. Então, eu convido você a falar de preconceito e de auto-estima.

Às vezes, navegando na internet vemos coisas do tipo: “Nossa, aquela gorda de piercing, parece um lustre” ou “Gorda não pode usar roupa colorida, fica parecendo bola de parque”. Eu mesma já me disse isso inúmeras vezes. E esse tipo de comentário foi o que me motivou a escrever hoje sobre a necessidade que a mulher, sim, em especial a mulher gorda tem de se sentir bem.

Eu já vi e vivi inúmeras situações vexatórias devido ao meu peso, vou contar a vocês algo que me aconteceu quando eu tinha um relacionamento anterior e eu tinha um vestido vermelho que adorava.

Um dia, ao acordar em uma manhã de 26 de agosto de 2011, me preparei para ir ao desfile de rua e quando saí do quarto ele disse: “Você vai sinalizar o que com esse vestido”. Eu não sabia o que dizer, e minha vontade era dar um murro na cara para deixar o sangue para combinar com meu vestido. Mas chorei! Chorei, porque eu nunca aceitei que não poderia vestir o que eu quero, ou peças que eu me sinta bem. Nunca entendi porque eu não poderia usar o que eu queria, na cor que eu queria, tudo no limite do bom senso.

Com o advento das redes sociais, comecei a conversar com várias mulheres que devido ao preconceito se fecham cada dia mais, que não aceitam usar roupa tal, ou que até mesmo a lingerie é sempre aquela de “vovó”. E a pergunta que ficou foi? Por que não? Por que eu não posso?

E assim como há moda linda e chique para as magrinhas, também podemos ter moda chique e linda para as gordinhas! E nessas pesquisas do dia a dia, muito antes da cirurgia, surgiu a idéia de um grupo no Facebook com o nome “Plus Size - Dicas, trocas, compra e venda” onde já reunimos 300 mulheres para falar desse tipo de assunto. E em comum além da obesidade, o que temos? O enfrentamento ao preconceito e a busca por melhorar a auto-estima.

Então,nesta semana, fui convidada para participar de um workshop de maquiagem onde dois maquiadores top das galáxias estariam presentes. Suelen Johann e Kal Nascimento estariam aqui para lançarem uma coleção nova com o sugestivo nome de “MakeB Universe”, com tons metálicos e prata.

Com jeitinho, perguntei as meninas do grupo quais eram as dúvidas delas e foi bonito de ver que o que muitas querem são coisas simples como afinar o rosto, como a gordinha pode usar blush e não ficar a cara do Patati ou do Patatá e se nós poderíamos usar cores também em nossa make. E feliz, foi isso que levei aos profissionais.

A recepção foi impressionante, já que sim, toda mulher tem vaidade, quer sentir-se bonita e se agradar e acreditem, as gordas usam maquiagens, apesar de o tema ser pouco abordado pelos maquiadores.

Além da oportunidade de dicas incríveis como fazer o contorno do rosto para dar a sensação de afinamento (são dois tons de base acima do normal da nossa pele) e que sim, podemos usar o blush rosa, bem como sombras coloridas e tons metálicos.

E além de tudo, tive o rosto maquiado com todos os truques que me deixaram linda e feliz da vida. Naquele momento falei: “Todas as mulheres são divas, mas eu me sinto uma Deusa agora”.

Em tempo, lembra do vestido vermelho? Eu continuei usando, troquei de parceiro meses depois, afinal, quem me ama quer me ver bem, não me ver pra baixo!

Quem quiser ler a entrevista com super dicas dos maquiadores é só clicar aqui.

Nos siga no Google Notícias