ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Alerta para morte por causa do calor e tempo seco segue até fim do dia

Termômetros passam dos 40ºC e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% nesta quarta-feira em MS

Anahi Zurutuza | 11/09/2019 08:32
Área da onda de calor em Mato Grosso do Sul (Foto: Inmet/Reprodução)
Área da onda de calor em Mato Grosso do Sul (Foto: Inmet/Reprodução)

Alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para morte por causa da onda de calor e tempo seco em Mato Grosso do Sul vale até às 23h desta quarta-feira (11). Termômetros passam dos 40ºC e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 20%.

Conforme o aviso, mortes podem ocorrer por hipertermia, quando a temperatura do corpo aumenta a patamares de causa colapso no organismo.

A onde de calor deve durar até o fim da semana ao menos em 36 cidades do Estado. O boletim do Inmet avisa para “temperaturas 5ºC acima da média por período de 3 a 5 dias”.

Em Mato Grosso do Sul, a temperatura chegam a marcar 43ºC no norte e no Pantanal. A sensação térmica pode chegar aos 45ºC, segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp.

Nesta terça-feira, Coxim, cidade do norte do Estado, foi a cidade mais quente do País. Bataguassu, Três Lagoas e Água Clara também figuraram no ranking dos valores extremos do Inmet.

Para Campo Grande, a previsão é de máxima de 38ºC para hoje.

Já o alerta para tempo seco vale para a maior parte do Estado, 59 municípios. O risco aumenta para a saúde. “Beba água, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para a pele e umidifique o ambiente”, são as recomendações do Inmet.

As chances de incêndios florestais também são maiores.

Nos siga no Google Notícias