De gambá em lavadora a capivara no armário, quase 8 são resgatados por dia
Levantamento feito pela PMA mostra aumento de 59% nas operações de captura no 1° semestre de 2021
Em Mato Grosso do Sul é assim, tem gambá dentro de máquina de lavar a capivara escondida em armário. A PMA (Polícia Ambiental Militar) fez o resgate de quase oito animais silvestres diariamente no Estado, só no primeiro semestre de 2021. Balanço de operações foi divulgado no início da tarde desta quarta-feira (04).
De janeiro a julho deste ano, foram 1.337, contra 843 animais silvestres capturados no mesmo período em 2020. Um aumento de 59% dos chamados.
- Leia Também
- Leitor flagra antas passeando em estrada das Furnas do Dionísio
- Moradores vão à Justiça para garantir permanência de “Frajola” em condomínio
Os frequentes aparecimentos da fauna silvestre no perímetro urbano se dão pelo avanço do desmatamento, que acontece no entorno das cidades, reduzindo assim, o habitat e alimento desses animais, que passam a precisar percorrer maiores distâncias na migração em busca de alimentos e acabam adentrando os perímetros urbanos.
Uma das características das cidades do estado que favorece a invasão de casas e empresas por esse animais, é a grande presença de áreas de flora nos perímetros urbanos. Ambientes fragmentados como parques, áreas verdes e córregos em que seres humanos e animais convivem com mais proximidade, podem ocasionar acidentes como ataques, envenenamentos e atropelamentos.
