ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Jatobá imponente definha após incêndio provocado por vandalismo

Árvore virou ponto de parada entre cidades e agora mobiliza quem quer preservar sua história

Por Duda Schindler | 28/08/2026 14:37

O jatobá que há anos serve como ponto de parada para quem percorre a BR-060, entre Nioaque e Sidrolândia, está em condições que preocupam pessoas que acompanham a árvore há décadas. A estrutura do tronco apresenta uma grande cavidade e sinais de deterioração, situação que, segundo relatos, se agravou após um incêndio provocado dentro da abertura há cerca de três a cinco anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um jatobá localizado às margens da BR 060, entre Nioaque e Sidrolândia, preocupa moradores e viajantes após apresentar grande cavidade no tronco e sinais de deterioração, agravados, segundo relatos, por um incêndio dentro da abertura há três a cinco anos. A árvore é ponto de parada e fotos para moradores de várias cidades da região, e agora há mobilização para buscar avaliação técnica e medidas de preservação.

A árvore chama a atenção de quem passa pela rodovia, principalmente de moradores de Bela Vista, Jardim, Nioaque, Sidrolândia e Porto Murtinho. O local se tornou uma parada para fotos e ganhou espaço nas redes sociais. Agora, a preocupação entre os frequentadores é descobrir se ainda há como preservar o jatobá e prolongar sua vida.

Aos 47 anos, o publicitário Eduardo Souza Pereira acompanha a árvore há cerca de duas décadas. Ele conta que percebeu uma mudança mais acentuada na aparência do jatobá nos últimos anos e passou a parar no local sempre que viajava pela estrada.

“Há 10, 15 anos atrás ele era muito bonito. E de uns 5 anos para cá que eu tenho parado, não importa a pressa que eu tenho, mas eu paro lá”, relata.

Segundo Eduardo, a cavidade no tronco é grande o suficiente para uma pessoa entrar. Ele acredita que o espaço passou a servir de abrigo e conta que, há alguns anos, alguém ateou fogo dentro da abertura.

“Devem ter jogado garrafa lá dentro e atearam fogo. Depois disso, ele desandou. Eu não sei se foi isso que causou, mas foi a partir daí que comecei a perceber uma piora”, afirma.

A situação despertou uma mobilização entre pessoas que têm vínculo com o jatobá. Eduardo procura profissionais que possam avaliar a árvore e indicar medidas para tentar preservá-la. Entre as sugestões levantadas por quem acompanha o caso estão cuidados com o solo e a instalação de uma placa no local.

“Ele é um queridinho dessas pessoas que vão de Bela Vista, Jardim, Nioaque, Sidrolândia, Porto Murtinho. O pessoal para lá com bastante frequência. Eu vejo os comentários e todo mundo está triste porque ele está envergando. Existe uma preocupação muito grande”, diz.

A definição sobre quais medidas podem ajudar o jatobá depende, porém, de uma avaliação técnica. A intenção dos moradores é encontrar quem possa analisar as condições da árvore e apontar o que pode ser feito para evitar que o processo de deterioração avance.