ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

“Ele administrava sozinho”, diz vice sobre prefeito preso pelo Gaeco

O prefeito Carlos Anibal Ruso Pedrozo (PSDB), o secretário municipal de educação, Helder Naulle Paes, e sete dos 11 vereadores de Ladário foram presos preventivamente nesta manhã (26)

Anahi Zurutuza | 26/11/2018 09:43
Vice-prefeito de Ladário, Iranil Soares, durante entrevista (Foto: Alle Yunes/Correio de Corumbá)
Vice-prefeito de Ladário, Iranil Soares, durante entrevista (Foto: Alle Yunes/Correio de Corumbá)

O vice-prefeito de Ladário, Iranil Soares (PSDB), que deve assumir o comando da administração municipal ainda nesta segunda-feira (26), afirma estar “por fora” do que ocorria nos gabinetes da prefeitura e o Legislativo.

O prefeito da cidade distante 419 km de Campo Grande, Carlos Ruso, também do PSDB, o secretário de Educação e 7 vereadores foram presos hoje em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) contra esquema de pagamento de “mensalinho” aos parlamentares.

“Eu não tinha nenhuma participação na administração Ruso. Desde que ele assumiu, disse que iria administrar o município sozinho”, afirmou o vice-prefeito ao Campo Grande News nesta manhã.

Mais conhecido como Pastor Iranil, ele disse estar tomando conhecimento das acusações e que a Câmara da cidade foi notificada para tomar providências. “Assim que eu tomar posse, se acontecer, vou ter de fazer o levantamento de como está a administração municipal antes de tomar qualquer providência, colocar a máquina para funcionar”.

Operação – O prefeito Carlos Anibal Ruso Pedrozo (PSDB), o secretário municipal de educação, Helder Naulle Paes, e sete dos 11 vereadores de Ladário foram presos preventivamente nesta manhã (26). Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

O presidente da Câmara, Fábio Peixoto (PTB), foi quem denunciou o esquema de pagamento de propina para “calar a boca” de vereadores. Em colaboração com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), ele e outros dois parlamentares, segundo Peixoto, recebiam mensalmente R$ 3 mil – metade do salário – para aprovar projetos e fazer vista grossa para as ações da administração municipal.

Conforme o MP, os nove alvos são investigados por associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva no Legislativo e no Executivo da cidade.

Os mandados de prisão, suspensão do exercício de mandatos e de cargo público no município foram determinados pelo desembargador Emerson Cafure, da Seção Especial Criminal do Tribunal de Justiça.

Nos siga no Google Notícias