A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/01/2014 09:44

Após 7 meses e pressão de aliados, Bernal anuncia secretária da Mulher

Leonardo Rocha e Kleber Clajus
Jacqueline Hildebrand Romero assume a Secretaria da Mulher após sete meses de espera (Foto: Cleber Gellio)Jacqueline Hildebrand Romero assume a Secretaria da Mulher após sete meses de espera (Foto: Cleber Gellio)

Após sete meses de espera, o prefeito Alcides Bernal (PP) anunciou, hoje (23), a titular da Secretaria da Mulher. A escolhida foi sua correligionária e suplente de vereador Jacqueline Hildebrand Romero (PP), que estava na função de assessora jurídica na prefeitura.

Jacqueline é advogada e já fez parte da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul). Bernal sempre citou a suplente como uma de suas principais aliadas durante a campanha eleitoral de 2012 e na prefeitura de Campo Grande.

O prefeito anunciou sua posse oficial para hoje, a partir das 15h, no gabinete da esplanada ferroviária. “Quero comunicar que escolhi o nome da Jacqueline que além de colega de trabalho, é minha correligionária, sempre atuou a frente de políticas públicas para cidade”, afirmou Bernal, durante evento que marcou o retorno das atividades do posto de saúde do Jardim Macaúbas.

A Secretaria da Mulher foi criada em 20 de junho de 2013 e votada em regime de urgência pela Câmara Municipal, já que o prefeito alegou que esta poderia perder recursos federais.

Na prática, as ações e os projetos ficaram parados durante todo este período, o que gerou reclamação dos vereadores, das entidades e organizações em defesa das mulheres.

Após o registro de inúmeros casos de violência e morte de mulheres na Capital, o pedido para que o prefeito anunciasse o comando da pasta ficou mais frequente. Além de ser alvo de críticas, o prefeito passou a sofrer pressão dos aliados para tirar o projeto da gaveta.

Projeto – A nova secretária afirmou que já estava há vários meses conversando com o prefeito sobre esta indicação e que acabou aceitando o compromisso. “Vamos estabelecer projetos de defesa a mulher, através de proposta de um disk denúncia da Capital e convênios com o governo federal”, afirmou ela.

Jacqueline ainda adiantou que pretende equipar um ônibus que possa percorrer os bairros para fazer exames e atendimento de saúde às mulheres da Capital. Em relação ao recurso para as ações, ela explicou que a maioria das ações será em conjunto com o governo federal.

Vaga - A nova secretária também comentou sobre a possível ação do PP para ficar com a vaga do vereador Chocolate na Câmara. Jacqueline é a primeira suplente e disse que vai deixar a cargo do prefeito decidir seu futuro, caso tenha que assumir vaga no legislativo.

Indefinição – Apesar de anunciar a nova secretária, Bernal ainda não definiu o local e a sede da nova pasta, Jacqueline explicou que a partir de agora devem ser feitas reuniões para definir a equipe de trabalho e posteriormente decidir sobre o local da Secretaria.

Aliada fervorosa critica Bernal por secretaria da Mulher
Ação repressiva – A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) defende uma ação mais repressiva pelo poder público para acabar com a onda de violência contra as m...
Indignada com casos de violência, vereadora cobra Secretaria da Mulher
Diante da onda de violência contra a mulher, a vereadora Carla Stephanini (PMDB) cobrou agilidade na instalação da Secretaria Municipal da Mulher na ...


Se uma decisão dessa, que é escolher o titular de uma (sub)secretaria, demorou 6 meses para ser tomada, imagina quando for um assunto de maior relevância? Será que sai antes do final do mandato? Há algo de muito errado no funcionamento administrativo de nossa capital... Alguém se arrisca a dizer o motivo?
 
Leandro Moura em 23/01/2014 11:23:24
A pergunta que um amigo me fez outro dia: essas secretarias novas, da Mulher e da Juventude, terão cargos efetivos, concursos para pessoas capacitadas trabalharem? Ou é só mais um cabide de emprego para os conchavos, cupinchas, etc?
 
Fabio Pellegrini em 23/01/2014 10:14:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions