ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

CPI vai analisar contratos do BNDES com usina de Bumlai em MS

Priscilla Peres | 06/11/2015 11:31

Os contratos assinados entre a usina São Fernando, do empresário José Carlos Bumlai em Dourados - distante 233 km de Campo Grande, com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) serão analisados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o banco.

De acordo com a Câmara dos Deputados, a oposição havia tentado convocar o empresário na CPI dos Fundos de Pensão, mas o pedido foi rejeitado. Bumlai é tido como suposto conselheiro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seu nome aparece nas investigações da Operação Lava Jato.

Apesar dessa vitória da oposição ao governo, a CPI rejeitou a convocação do ex-ministro e ex-deputado Antonio Palocci. Ele seria chamado para explicar suas atividades de consultoria junto ao BNDES.
Os deputados também rejeitaram o convite para o procurador Marinus Marsico, que atua no Tribunal de Contas da União (TCU) e investigou contas e contratos do BNDES entre 2007 e 2010.

Pedidos - Entre outros, a CPI aprovou pedidos de documentos do BNDES e do Grupo Odebrecht sobre empreendimentos no exterior, especialmente Cuba, Venezuela e Angola.

A CPI também vai requerer documentos sobre o apoio do banco para as reformas e construções de estádios ou arenas destinadas à Copa do Mundo da FIFA de 2014. E, ainda, documentos dos contratos com a Renova Energia, maior empresa de energia eólica do Brasil, mas que teve seu nome envolvido nas investigações da Lava Jato e de corrupção em sua maior acionista, a empresa mineira de energia Cemig.

Nos siga no Google Notícias