ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Em Dourados, PMDB vai disputar eleição com ex-prefeito de cidade vizinha

Renato Câmara reuniu peemedebistas ontem à noite para assumir comando do partido na segunda maior cidade de MS; ato com presença de André Puccinelli tenta alavancar pré-candidatura

Helio de Freitas, de Dourados | 20/05/2016 11:22
André Puccinelli participou de ato do PMDB ontem à noite em Dourados (Foto: Adriano Moreto/Dourados News).
André Puccinelli participou de ato do PMDB ontem à noite em Dourados (Foto: Adriano Moreto/Dourados News).

Com 3,52% das intenções de voto, segundo pesquisa feita neste mês pelo Instituto Ipems, o deputado estadual Renato Câmara será o candidato do PMDB à prefeitura de Dourados nas eleições deste ano.

Oficialmente a candidatura será aprovada apenas na convenção a partir de 20 de julho, mas o parlamentar já assumiu o comando do partido na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

O ato de posse de Câmara na presidência da executiva municipal ocorreu ontem à noite no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com a presença do ex-governador André Puccinelli e do presidente da Assembleia Legislativa Junior Mochi.

Sem opção após a saída do deputado federal Geraldo Resende, do radialista Marçal Filho – que foram para o PSDB – e da vereadora Délia Razuk, sobrou para os peemedebistas douradenses abraçarem a pré-candidatura de Renato Câmara, que nasceu e fez carreira política na cidade de Ivinhema, de onde foi prefeito de 2005 a 2012.

Renato Câmara transferiu domicílio eleitoral para Dourados antes da eleição de 2014, quando conseguiu se eleger deputado estadual, com 36.900 votos. No início deste ano assumiu o comando do PMDB e a missão de ser candidato a prefeito após Geraldo Resende deixar a legenda e se filiar ao PSDB, a convite do governador Reinaldo Azambuja.

Douradense “novato”, já que adotou a condição de representante político da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul há menos de três anos, Renato Câmara se apresenta como a “novidade” na disputa eleitoral deste ano.

Improbidade – Em fevereiro deste ano, o deputado e pré-candidato a prefeito de Dourados se transformou em réu por improbidade administrativa após o juiz Mário José Esbalqueiro Júnior acolher denúncia do promotor Daniel do Nascimento Britto, da 1° Promotoria de Justiça da Comarca de Ivinhema.

O Ministério Público acusa Renato Câmara de possíveis irregularidades em despesas de energia elétrica. Segundo a investigação, desde 2003 o município de Ivinhema possuía lei municipal prevendo a cobrança da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço Público de Iluminação Pública).

No entanto, os valores da arrecadação, apesar de superiores às “supostas despesas e investimentos”, não foram suficientes para honrar as dívidas contraídas com a concessionária de energia elétrica.

Conforme o MPE, devido à rolagem da dívida durante os dois mandatos de Renato Câmara como prefeito, o município de Ivinhema teve prejuízo de R$ 1,3 milhão. O promotor denunciou o ex-prefeito por má gestão de recursos arrecadados pela Cosip.

Em nota distribuída na época, Renato Câmara afirmou que decidiu priorizar investimentos na manutenção e expansão da rede de energia em vez de pagar integralmente as contas de energia. Segundo ele, o parcelamento foi aprovado por lei específica.

Pesquisa – De acordo com pesquisa feita nos dias 9 e 10 deste mês pelo Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), o pré-candidato do PMDB à prefeitura de Dourados está em terceiro lugar, com 3,52% das intenções de voto.

A mesma pesquisa aponta Renato Câmara como conhecido por 29,87% dos entrevistados, com imagem positiva para 30,67%, tem imagem negativa para 17,32%, e é o candidato preferencial para 14,46% dos eleitores ouvidos na pesquisa.

O deputado peemedebista aparece em segundo no quesito rejeição, com 21,25% dos entrevistados.

A liderança das intenções de voto, segundo a pesquisa do Ipems, é da vereadora Délia Razuk, que na janela partidária deste ano deixou o PMDB e se filiou ao PR (Partido da República). Délia aparece com 44,48% das intenções de voto. Em segundo aparece Geraldo Resende, com 32,11%.

Nos siga no Google Notícias