ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

PEC da previdência estadual antecipa projeto em trâmite no Congresso

Detalhes da reforma foram discutidos com deputados estaduais

Jones Mário e Leonardo Rocha | 27/11/2019 12:33
Paulo Taffner, pesquisador da Fipe, se reuniu com deputados estaduais nesta manhã (Foto: Leonardo Rocha)
Paulo Taffner, pesquisador da Fipe, se reuniu com deputados estaduais nesta manhã (Foto: Leonardo Rocha)

Deputados estaduais se encontraram na manhã desta quarta-feira (27) com o pesquisador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e consultor do governo estadual, Paulo Taffner, na sala da presidência da Assembleia Legislativa. A reunião técnica detalhou pontos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da previdência estadual, apresentada na segunda (25) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Segundo Taffner, a proposta segue movimento de governantes em todo País para se antecipar ao trâmite da PEC paralela que prevê a inclusão dos estados na reforma federal, em trâmite no Congresso.

Apesar de já aprovado no Senado, o texto ainda será discutido na Câmara dos Deputados, pode receber emendas e ser votado apenas no ano que vem.

A PEC paralela permitirá que estados aprovem lei ordinária para se alinhar às regras. Porém, com uma PEC própria, a administração sul-mato-grossense dribla o texto que transita no Congresso e não precisa esperar a aprovação da proposta em Brasília (DF).

“Trouxemos para Mato Grosso do Sul aquilo que a reforma federal decidiu. Em 20 anos, o Estado vai economizar R$ 10 bilhões, praticamente o equivalente à receita líquida estadual em um ano”, destacou o pesquisador.

A proposta de reforma da previdência prevê a inclusão dos municípios seguindo as mesmas regras que já são réplica do aprovado em âmbito federal. Para isso, as câmaras de vereadores devem aprovar lei ordinária.

Reforma - De acordo com o texto aprovado pelo governo federal, a idade mínima de aposentadoria será de 62 mulheres e 65 para homens, tanto para iniciativa privada quanto para funcionários públicos.

Para os servidores, o tempo de contribuição mínimo será de 25 anos, com 10 de serviço público e 5 no cargo em que for concedida a aposentadoria.

Professores do ensino básico, policiais federais, legislativos e agentes penitenciários e educativos terão regras diferenciadas.

Sobre o cálculo do benefício, será semelhante ao do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas o benefício mínimo será de 60% com 20 anos de contribuição, tanto para homens quanto para mulheres, subindo também 2 pontos percentuais para cada ano a mais de contribuição.

A regra valerá apenas para quem ingressou após 2003. Para aqueles que ingressaram até 31 de dezembro de 2003, a integralidade da aposentadoria (valor do último salário) será mantida para quem se aposentar aos 65 anos (homens) ou 62 (mulheres).

Nos siga no Google Notícias