A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/06/2008 13:07

Mapa prevê MS como área livre de aftosa em julho

Redação

Mato Grosso do Sul deve receber no dia 29 de julho o certificado de área de livre de febre aftosa com vacinação durante reunião da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). A previsão é do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que aguarda a liberação para requisitar a habilitação para retomada das exportações do Estado para a União Européia.

Enquanto a certificação não vem, os pecuaristas sul-mato-grossenses terão certo alívio com a habilitação concedida ao Paraná e São Paulo para a retomada das exportações de carne bovina in natura para o bloco europeu. A autorização foi comunicada nesta segunda-feira ao Mapa pelo Comitê Veterinário Permanente da DG-Sanco, que é o órgão responsável pela saúde animal na União Européia. A decisão será publicada em julho.

Hoje, Mato Grosso do Sul está entre os principais fornecedores de carne bovina para o estado de São Paulo. A venda para o vizinho será um consolo enquanto o Estado não consegue o certificado próprio.

As exportações de Mato Grosso do Sul estão suspensas desde 2005. No início do ano havia expectativa de liberação, mas a OIE pediu mais detalhes sobre o trabalho de prevenção à doença, em especial na região de fronteira. Em princípio, a liberação do Estado estava prevista para agosto deste ano.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions