ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Estudo confirma maior efetividade de vacinas em quem completou imunização

As vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer foram analisadas por especialistas da Fiocruz

Liniker Ribeiro | 17/09/2021 17:28
Homem sendo vacinado contra covid; vacina confirma mais efetividade em quem completou ciclo vacinal. (Foto: Paulo Francis)
Homem sendo vacinado contra covid; vacina confirma mais efetividade em quem completou ciclo vacinal. (Foto: Paulo Francis)

Estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta índices satisfatórios em relação a efetividade de vacinas contra a covid-19 aplicadas no Brasil, indicando que os imunizantes preveniram casos graves e óbitos causados pela doença. A pesquisa, publicada na plataforma medRxiv, avaliou eficiência das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

Os dados analisados pelos estudiosos foram colhidos entre os dias 17 de janeiro e 19 de julho. Como previsto por especialistas, o levantamento – que ainda precisa ser revisado por outros cientistas – apontou que a proteção contra a doença é maior quando o ciclo de imunização está completo.

Avaliando adultos que completaram o esquema vacinal com duas doses da AstraZeneca, o estudo indicou efetividade de até 97,9% contra óbitos, entre as pessoas com 20 a 39 anos, e 84,6%, entre idosos com mais de 80 anos.

Em relação aos casos graves, a efetividade mais alta foi na população de 40 a 59 anos (90,4%), e a mais baixa também ocorreu entre os maiores de 80 anos: 66,7%.

Já a CoronaVac apresentou efetividade contra óbitos de 82,7% na população de 40 a 59 anos, e de 45% na população com mais de 80 anos. Quantos aos casos graves, a efetividade do esquema completo do imunizante chega a 60,8% entre os idosos de 60 a 79 anos, mas cai para 29,6% com mais de 80 anos.

Há menos tempo – Como a pesquisa utilizou dados até julho e a vacina Pfizer começou a ser aplicada em maio, quando idosos já haviam sido contemplados com doses de outras vacinas, o estudou avaliou apenas números com base na aplicação da primeira dose da vacina.

Contra mortes, a efetividade alcançada do imunizante chegou a 89% nas faixas etárias de 40 a 59 anos. Já entre pessoas de 60 a 79 anos o índice foi de cerca de 81%. Entre os mais jovens, a efetividade atingiu 86,1% contra mortes e 64,7% contra casos graves.

A pesquisa – Conforme ressaltado pela Agência Brasil, para o estudo foram usadas as bases de dados do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e do Sivep-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe), com mais de 66 milhões de registros no total, abrangendo doses aplicadas e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Diferentemente da eficácia, calculada nos testes clínicos de desenvolvimento da vacina a partir da comparação de voluntários vacinados e não vacinados, a efetividade mede a proteção que o imunizante confere quando passa a ser usado em larga escala na população, já com a aprovação das autoridades sanitárias.

(Com informações da Agência Brasil). 

Nos siga no Google Notícias