Sejusp aciona números emergenciais após nova falha da Oi tirar do ar 190 e 193
Até setembro deste ano, 370 ocorrências de falhas nos serviços de emergência foram registradas

Os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) estão temporariamente indisponíveis em Mato Grosso do Sul devido a mais uma falha técnica no firewall da empresa terceirizada da operadora Oi. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) confirmou a instabilidade e informou que a operadora já foi acionada e a previsão é de que o atendimento seja normalizado em até quatro horas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão temporariamente fora do ar em Mato Grosso do Sul devido a uma falha técnica no firewall da Operadora Oi. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública disponibilizou números alternativos para atendimento emergencial. O problema não é isolado, tendo sido registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços de emergência no estado até setembro deste ano. A instabilidade ocorre em meio à crise da operadora Oi, que recentemente teve sua falência decretada e posteriormente suspensa pela Justiça do Rio de Janeiro.
Enquanto isso, o CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) mantém equipes de prontidão e orienta a população a acionar a polícia pelos números de celular 67 99217-2227; 67 99602-6624 e 67 99656-0034 e os bombeiros pelos números 67 99266-7692; 67 99263-1396 e 67 99654-3942, divulgados pela secretaria para garantir a continuidade do atendimento emergencial.
- Leia Também
- Justiça suspende falência do Grupo Oi e mantém recuperação judicial
- De estatal à gigante, Oi decreta falência e encerra capítulo da telefonia em MS
A secretaria reforçou que a interrupção é causada exclusivamente pela instabilidade na rede da Oi e agradeceu a compreensão da população até que o serviço seja restabelecido. No entanto, o problema não é isolado. Ao longo deste ano, diversas cidades sul-mato-grossenses enfrentaram falhas no 190 e no 193, todas ligadas a problemas técnicos da operadora.
Em setembro, após reclamações da população e da Câmara de Vereadores de Naviraí, em reunião na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), foi anunciado que a Oi teria um técnico dedicado, disponível 24 horas por dia, para tentar reduzir a frequência das interrupções. Naquele mês, o coordenador de tecnologia, informática e radiocomunicação, Wandner Valdivino Meirelles, revelou que haviam sido registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços de emergência em Mato Grosso do Sul somente até setembro deste ano.
A instabilidade desta quarta-feira (26) ocorre em meio ao período de crise enfrentado pela operadora. No dia 10 de novembro, a Justiça do Rio de Janeiro chegou a decretar a falência da Oi, mas quatro dias depois suspendeu a decisão e manteve a empresa em processo de recuperação judicial. A desembargadora Mônica Maria Costa, da 1ª Câmara de Direito Privado do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), justificou a reversão como forma de evitar prejuízos maiores aos credores. A Sejusp afirma que segue monitorando a situação e mantém as alternativas de contato para garantir a segurança da população enquanto a falha não é corrigida.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

