ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Caixa de papelão e manta: veja o que fazer para não deixar animais no frio

Bichinhos também sentem frio e precisam ser aquecidos no inverno

Paula Maciulevicius Brasil | 01/07/2021 13:15
Caixa de papelão pode proteger animal que não tem lar do frio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Caixa de papelão pode proteger animal que não tem lar do frio. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para os animais de casa ou os que estão nas ruas, as baixas temperaturas também pedem cuidados. Na semana em que Campo Grande chegou a registrar sensação térmica abaixo de zero, é preciso se preocupar também com os gatos e cachorros.

Apesar da meteorologia já prever o aumento gradativo da temperatura, até o tempo se estabilizar ainda deve ir mais uns dias. Médica veterinária homeopata, Mônica de Souza explica o quanto é importante manter os animais aquecidos neste período.

"Cães e gatos são muito sensíveis às baixas temperaturas e adoecem com o clima frio, mas alguns cuidados podem prevenir doenças e garantir melhor qualidade de vida a eles", orienta.

Ideal é que animais fiquem dentro de casa e vestidinhos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ideal é que animais fiquem dentro de casa e vestidinhos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Semelhante a uma gripe humana, os cachorros, por exemplo, podem apresentar tosse e acabar ficando vulneráveis a uma bactéria chamada "Bodertella" que pode levar o bichinho a ter uma pneumonia.

Raças de pelo curto, como pitbull, doberman, pinscher e boxer, segundo a veterinária, sentem muito frio e são menos resistentes às infecções respiratórias. Já os animais de pelos longos, apesar de terem mais resistência, não significa que não precisem de cuidados especiais.

Já nos gatos, o principal problema é a falta de hidratação. Isso porque nos dias frios, os felinos bebem menos água, podendo assim, desenvolver a chamada SUF (Síndrome Urológica Felina).

Com isso, além de oferecer ambientes quentes e confortáveis aos gatinhos, a veterinária também diz que é indispensável manter água fresca disponível.

Cobertinha ou manta pode aquecer animal e mantê-lo longe do frio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cobertinha ou manta pode aquecer animal e mantê-lo longe do frio. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mônica pontua o que você pode fazer em casa: como vestir o animal e mantê-los protegidos, longe do sereno e da friagem.

Isso tudo são cuidados para bichinhos que têm um lar. No entanto, é preciso pensar também nos pets que estão nas ruas. Nestes casos, a veterinária fala que de soluções práticas e baratas que podem proteger os bichinhos nas ruas.

"Coloque uma caixa de papelão, com alguma coisa quente. Pode ser um tnt, ou bastante jornal. A ideia é que o bichinho não fique no relento. Se for um lugar que tenha árvores, coloque ele ali embaixo, ou então sob coberturas", explica. E se você puder, acolha os animais de rua pelo menos durante a noite, já que as madrugadas são os momentos de temperaturas mais baixas. "São atitudes simples, mas que podem mudar a vida desses animais", diz Mônica.

Nos cachorros é comum aparecer tosse nesta época de frio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos cachorros é comum aparecer tosse nesta época de frio. (Foto: Arquivo Pessoal)

A veterinária também orienta a deixar um potinho com ração e água, porque se estão na rua passando frio, com certeza estes animais também sentem fome. "Comer ajuda, porque o metabolismo precisa de alimento para produzir calor", completa.

Membro da ONG Amicat's, Flávia Yokoo que atua diretamente no resgate de animais, chama atenção para que a população ajude os bichinhos de rua neste momento.

"Podemos deixá-los mais confortáveis. Uma situação de rua já é difícil, quando a temperatura baixa então", comenta.

Se você não puder abrigar os animais, deixe em pontos estratégicos caixas de papelão com pedaços de cobertores. Nem precisa ser inteiro. "Coloque dentro alguma cobertinha, deixe essa casa deitada, pode colocar algum peso também", sugere.

Fácil de encontrar, os sacos de ração que acabaram pode virar cobertura para caixas de papelão, que se expostas à chuva não adiantam de nada. "Cubra essa caixa como um pacote, dessa forma a caixa ficará coberta. Isso já ajuda muito eles não passarem frio", resume.

Caixa de papelão pode ser deixada na rua para ajudar animais sem lar a ficarem protegidos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Caixa de papelão pode ser deixada na rua para ajudar animais sem lar a ficarem protegidos. (Foto: Arquivo Pessoal)


Nos siga no Google Notícias