A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

10/10/2013 16:03

Com greve de bancos, clientes podem perder sonho do carro zero e até casa

Lidiane Kober
Bancários estão em greve há três semanas e clientes somam prejuízos (Fotos: Marcos Ermínio)Bancários estão em greve há três semanas e clientes somam prejuízos (Fotos: Marcos Ermínio)

A terceira semana de bancos fechados deve adiar o sonho do carro zero e até ameaça casa de clientes. É o caso, respectivamente, da secretária Lorena Santos, 42 anos, e da auxiliar de geriatria Ana Medina, 42.

Depois de esperar três anos, Lorena foi sorteada em consórcio, mas, para resgatar o carro zero, ela precisa pagar duas prestações atrasadas. “O boleto é do banco Itaú e, como não tenho conta lá, preciso pagar na boca do caixa, o problema é que não tem nenhum aberto”, explicou.

Para piorar a situação, a financiadora deu prazo até esta quinta-feira (10) para a cliente pagar as contas atrasadas. “Não sei mais para onde correr”, disse, angustiada, após bater em várias portas do Itaú.

Ana, por sua vez, veio de Portugal para o Brasil apenas para resolver impasse de uma casa. Com as prestações atrasadas, o caso parou na Justiça e o magistrado determinou o pagamento da dívida sob pena de perder a residência.

“Vim de Portugal apenas para vender a casa e pagar a dívida. O problema é que desde que cheguei os bancos estão em greve e minha vida está travada”, relatou. “Preciso voltar antes do dia 30 e dependo do dinheiro para resolver outras pendências no Brasil”, completou.

 

Ana veio de Portugal para vender casa e não consegue receber o dinheiroAna veio de Portugal para vender casa e não consegue receber o dinheiro

Ana, inclusive, já arrumou comprador para a casa e viabilizou toda a documentação. “Só preciso ir ao banco e pegar o dinheiro”, frisou. “Desde que cheguei, é tanto estresse que nem consegui curtir minha família”, lamentou.

Movimentação – Apesar da véspera do feriadão, a movimentação nos bancos da área central de Campo Grande estava normal no início da tarde de hoje. Nos caixas eletrônicos, as filas não eram extensas e a maioria funcionava normalmente, sem ocorrência de falta de dinheiro.

Na Caixa Econômica Federal, os depósitos continuam suspensos e o Banco do Brasil voltou a duplicar o valor do limite. O Bradesco, por sua vez, mantém sistema de “abre e fecha”. A agência da Rua Marechal Rondon, esquina com a Rua 13 de Maio, por exemplo, funcionou na segunda-feira, terça; fechou na quarta e voltou a abrir hoje. Já o Itaú e o Santander, localizados na Marechal Rondon estão de portas fechadas.

Negociações – Desde as 10h desta quinta-feira, presidentes dos sindicatos estão reunidos em São Paulo para rodada de negociações. “Por enquanto, não tem nada definido, mas existe a intenção de se chegar a um acordo”, disse, por telefone, a presidente do Sindicado dos Bancários de Campo Grande, Iaci Azamor Torres, que participa do debate.

Segundo ela, os bancos aumentaram de 7,1% para 8% a proposta de reajuste. “Mas não é isso que queremos, estamos atrás do fim das demissões e de mais contratações para melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao público”, explicou.

A tendência é o debate entrar madrugada adentro. Se chegarem a um acordo, os bancos devem reabrir apenas na terça-feira (15). “Como amanhã (11) é feriado no Estado, a nossa Assembleia será realizada na segunda e, se a maioria decretar o fim da greve, voltamos a atuar na terça”, detalhou Iaci.

Bancários rejeitam nova contraproposta patronal e mantêm greve
Bancários de todo o país rejeitaram hoje (7) a contraproposta apresentada sexta-feira (4) pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram co...
Serasa diz que greve dos bancários explica queda de 9,8% na busca por crédito
O número de pessoas em busca de crédito diminuiu 9,8%, em setembro, comparado a agosto, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor ...


Vi os comentários em algumas matérias em que alguns dizem as vantagens de ter conta no Sicredi e outros bancos cooperativos.
QUEM DERÁ SE PUDESSEMOS ASSIM QUE SOMOS CONTRATADOS PELA EMPRESA OU ÓRGÃO (PÚBLICO OU PRIVADO) ESCOLHER O BANCO PARA DEPOSITAR O SALÁRIO!
Tanto Órgãos Públicos ou Privados, abrem contas nos bancos que encontram-se em greve para depositar o salário do trabalhador.
Até hoje, NUNCA soube de uma empresa ou órgão (público ou privado) que abrem contas em bancos cooperativos para depositar o salário de seus empregados.
Tomara que a greve acabe logo! As festas de final de ano e férias estão chegando.
 
Marcelo Mattos em 11/10/2013 02:49:53
Nós prejudicados devemos procurar a DECON para formalizarmos o início do processo e solicitarmos indenização pelo prejuízo. Ação contra o sindicato grevista e contra o banco. Alguém vai ter que pagar o meu, o seu prejuízo.
 
elias orue em 10/10/2013 18:33:00
é um absurdo esta greve, as contas vencidas e gente comentando para ter calma, calma o escambau, meu financiamento venceu no domingo, não consegui pagar no caixa eletrônico na segunda por acusar boleto vencido, não consegui pagar solicitei a financiadora um novo boleto e me cobraram juros, paguei 30 reais de juros, solicitei a retirada dos juros e disseram que não poderiam retirar, e como iria pagar se estão em greve? greve abusiva esta lesando a população, imaginem se nos da área da saúde resolvêssemos fechar as portas dos hospitais!!! tem que funcionar alguma coisa ao menos 30%, cade o ministério do trabalho que não determina isso? é um serviço essencial , isso causa revolta e indignação, e ainda ficam nas portas dos bancos tumultuando caixas eletrônicos. como diz o ratinho "pau neles"
 
Andre Marcel em 10/10/2013 18:20:17
Se sentiu prejudicado? Junte a documentação comprobatória de que tentou tudo o que podia e mesmo assim vai deixar de receber algum benefício, vai ter que pagar multa? Processa o Sindicato que está apoiando a greve, pedindo o ressarcimento dos seus prejuízos, ou reparação de perdas. Não esqueça de cobrar pelas suas expectativas frustadas, também.
 
Samuel Aguiar em 10/10/2013 18:01:19
Pra quem precisar, o itau da julio de castilho esta com os caixas eletrônicos funcionando normalmente, inclusive com um bom estoque de envelopes
não é muito, mas quebra alguns galhos, já que muitos dos bancos estão tendo falta de envelopes
 
igor oliveira em 10/10/2013 17:08:43
Segundo informações de uma funcionária de um banco daqui, a greve bancária chegou ao fim. Sindicato chegou a um acordo. Se essa informa é verídica, já dá para dizer: GRAÇAS A DEUS!
 
Luis Oliveira em 10/10/2013 17:05:23
E SE MOVESSEMOS UM PROCESSO, UMA AÇÃO PÚBLICA CONTRA O SINDICATO DOS BANCÁRIOS,EXIGIR INDENIZAÇÃO; POIS ESTÃO CAUSANDO PREJUIZOS.
 
geraldo cançado em 10/10/2013 16:58:18
QUE DRAMA HEIN! DAQUI UMAS 2 SEMANAS JÁ TÁ TUDO RESOLVIDO.
 
Cyro Escobar em 10/10/2013 16:47:06
Sinceridade??!! Manda todo mundo embora,já virou uma palhaçada isso, e o engraçado é que se vc tem algum cartão de crédito desses bancos eles vão querer receber néh...
 
Alyne Furtado em 10/10/2013 16:39:53
ja estava na hora de uma intervenção maior sobre essa greve, infelizmente a população não pode ficar sob "chantagem" bancaria;
deveria como qualquer serviço essencial no minimo 30% dos atendimentos deveriam ser preservados. quem disse que nao prejudica né
 
marcel dos santos nobre em 10/10/2013 16:22:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions