ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Capital

De presente para a Capital, governador anuncia entrega de hospital e “nova” MT

Cidade Morena faz aniversário nesta quarta-feira com a lista de investimentos recheada

Anahi Zurutuza | 26/08/2020 08:02
Governador Reinaldo Azambuja em entrevista (Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS)
Governador Reinaldo Azambuja em entrevista (Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS)

Campo Grande chega aos 121 anos nesta quarta-feira com uma relação de investimentos assinada pelo governo do Estado. Além da previsão de entrega dos 7 andares do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, também deve ser iniciada neste segundo semestre, a revitalização da Avenida Mato Grosso.

Resumo do pacote de investimentos em andamento ou previstos para a Capital foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em entrevista ao Campo Grande News sobre o aniversário da Cidade Morena. “Só para você ter uma ideia, hoje estamos fazendo mais de 100 quilômetros de asfalto em 10 diferentes regiões da cidade. Isso fora o que já entregamos, em parceria com a prefeitura, como a 14 de Julho, a Euler de Azevedo, a Bandeirantes, as obras do Indubrasil”, cita o chefe do Executivo estadual.

Reinaldo lembra de outras frentes de trabalho tocadas junto com a administração municipal, como a conclusão do Centro Poliesportivo da Vila Almeida, “obra parada há 15 anos”, e a reforma do Ginásio Guanandizão, que só não foi entregue com pompa e circunstância ainda em virtude da pandemia.

Avenida Mato Grosso será revitalizada, afirma governador; ordem para início dos serviços será assinadaz no segundo semestre (Foto: Paulo Francis)
Avenida Mato Grosso será revitalizada, afirma governador; ordem para início dos serviços será assinadaz no segundo semestre (Foto: Paulo Francis)

Na área de infraestrutura duas grandes obras estão previstas para começar: a revitalização da Avenida Mato Grosso e a construção do novo acesso às Moreninhas. “Vamos fazer drenagem, recapeamento e pavimentação no complexo do Aero Rancho”, acrescenta Reinaldo.

Depois de oito anos do anúncio, finalmente a obra do Hospital do Câncer Alfredo Abrão será entregue. A previsão é de 240 leitos a mais ofertados na Capital.

Prédio de sete andares do Hospital do Câncer Alfredo Abrão deve ser entregue até o fim do ano; obra foi financiada pelo Estado e município (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Prédio de sete andares do Hospital do Câncer Alfredo Abrão deve ser entregue até o fim do ano; obra foi financiada pelo Estado e município (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

O governo estadual investiu mais de R$ 1,3 bilhão em obras e serviços direcionados para Campo Grande, nos últimos seis anos, em diferentes setores, como infraestrutura, habitação, saúde e segurança, aponta balanço divulgado ontem (24). “Só em habitação, já foram quase 3 mil unidades e outras 1,7 mil vão acontecer ainda este ano. Enfim, é muita coisa aqui em Campo Grande”, completa o governador.

Parceria e pandemia – Reinaldo diz que o governo conseguiu construir uma parceria consistente com a Prefeitura de Campo Grande nos últimos quatro anos. Para ele, foi justamente “na tristeza” que o casamento provou dar certo.

“Talvez o melhor exemplo seja o do trabalho conjunto desenvolvido no combate à pandemia. Uma ou outra divergência sempre há, e isso é natural em qualquer situação. Mas no básico, no principal, estamos fazendo uma parceria exemplar aqui na capital. Trabalhando juntos, aumentamos de forma exponencial o número de leitos de UTIs, o volume de testes, e agora estamos agilizando os procedimentos de diagnóstico, com a compra de um equipamento moderno e eficiente nessa área”.

O governador afirma que o maior desafio tem sido melhor o rastreio dos casos do novo coronavírus, mas que nova estratégia está por vir. “O próximo passo será a implantação de um novo sistema de rastreio de casos, em parceria com a Opas [Organização Pan-americana de Saúde], que vai otimizar muito todo o ciclo de combate e controle da doença.

O chefe do Executivo estadual acredita que, economicamente, Campo Grande e o Estado sobreviverão à crise. “No final, conseguimos equilibrar a necessária proteção da população, com o funcionamento da economia, o que reduziu muito o impacto negativo da pandemia. Somos um dos estados menos impactados pelas restrições da crise sanitária, porque houve bom senso, equilíbrio e parceria na tomada de decisões. E é assim também nas demais áreas. Estamos trabalhando juntos, em praticamente todos os setores, fazendo um alto volume de investimentos”.

Primeiro polo de testagem na Capital foi montado no quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Primeiro polo de testagem na Capital foi montado no quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Polo estratégico – Reinaldo afirma que Campo Grande sempre será um polo estratégico necessário ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Um centro de referência para todo o Estado, seja na indústria, no comércio e especialmente na área de serviços. Ainda temos inúmeros potenciais que naturalmente vão se impor, com a chegada de indústrias limpas e tecnológicas, o desenvolvimento do turismo de negócios, o consumo de uma cultura e de um entretenimento únicos em todo o país, uma indústria da construção civil pujante e a conexão não só com nossas regiões, mas como diferentes polos de produção do Brasil”.

Nas projeções do governador, tanto a Capital quanto o Estado são promissores. “Em poucos anos vamos dar um novo salto: nos tornar um poderoso corredor de abastecimento e distribuição para o próprio Centro Oeste e o Norte do país e multiplicar as oportunidades com a Rota Bioceânica, o traçado mais curto e mais barato para as exportações brasileiras nesta região”.

Neste aniversário, Reinaldo diz estar esperançoso. “Tenho fé que estamos superando o momento mais difícil da pandemia, com a ajuda de todos. E em seguida acredito que vamos começar um novo ciclo de crescimento, com mais desenvolvimento social e mais oportunidades para todos”.

Nos siga no Google Notícias