A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

08/03/2012 10:00

Estuprador é condenado a 10 anos por ataque à aluna da UFMS

Aline dos Santos

O estupro, ocorrido em 11 de abril do ano passado, levou à sua prisão, revelando outras cinco vítimas

Estuprador disse ter perdido conta do número de vítimas. (Foto: João Garrigó)Estuprador disse ter perdido conta do número de vítimas. (Foto: João Garrigó)

Autor de uma série de estupros em Campo Grande, o tatuador Robson Vander Lan, de 29 anos, foi condenado a dez anos de prisão pelo ataque a uma universitária no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O estupro, ocorrido em 11 de abril do ano passado, levou à sua prisão, revelando outras cinco vítimas.

A estudante foi violentada em um matagal próximo a ponte que liga o teatro Glauce Rocha ao bloco dos cursos de Química, Economia e Administração. Ela foi abordada na ponte e levada para o matagal. A vítima conseguiu escapar, correndo nua em busca de socorro. O caso provocou protesto dos estudantes, que fecharam a avenida Costa e Silva e exigiram mais segurança. A jovem pede indenização de R$ 250 mil na Justiça.

Robson foi condenado por estupro e roubo com emprego de arma. Além de ter sido reconhecido pela vítima e confessado o crime, análise de material genético comprovou que foi ele o autor da violência sexual contra a jovem.

Por sua vez, a defesa do estuprador alegou que a relação sexual foi consentida. Contudo, para o juiz Paulo Afonso de Oliveira, em substituição legal na 2ª Vara Criminal, o diálogo travado com o estuprador foi uma tentativa da vítima de escapar de uma violência ainda maior.

“A configuração do crime de estupro, não vai ao ponto de exigir, de sua parte, atitudes heróicas, colocando sua integridade física ou a própria vida em risco”, salienta o magistrado.

A defesa também questionou o crime de roubo, pois os pertences da jovem foram deixados no local pelo estuprador. Porém, antes da violência sexual, ele roubou a bolsa da jovem, um celular e R$ 10.

No depoimento, Robson admitiu que só deixou os objetos porque a vítima fugiu e então ele “deixou tudo para trás”. A pena pelo estupro foi de 8 anos e do roubo de 2 anos. A condenação deve ser cumprida em regime fechado.

Robson foi preso em abril do ano passado, após crime na UFMS. (Foto: João Garrigó)Robson foi preso em abril do ano passado, após crime na UFMS. (Foto: João Garrigó)

O homem que não amava as mulheres - Com o corpo recoberto por 24 tatuagens, inclusive no órgão sexual, onde grafou “baixinha”, Robson tem uma extensa lista de crimes contra mulheres, além de furtos e roubos. Ele foi condenado por esfaquear uma namorada grávida até a morte.

Desde 2010, cometeu uma série de estupros. Após ser preso, relatou - com calma, frieza e por vezes rindo - que primeiro, queria roubar, mas depois, por impulso, violentava as vítimas.

Sem recordar o número de mulheres que atacou, ele disse que as escolhia por um único critério: que a vítima estivesse em um local de pouca visibilidade.

Noves meses depois, mudou de conduta: escondeu o rosto para fugir das fotografias durante audiência na Justiça sobre outro caso. Já a vítima, deu voz ao sofrimento: “Ele destruiu a minha vítima”. Ela foi atacada em outubro de 2010, no bairro Aero Rancho.

A violência deixou marcas: os cabelos caíram, o corpo sofreu os efeitos do coquetel anti-HIV e ela passa por tratamento psiquiátrico.



esse bandido esse monstro tinha que morrer essa praga
o Brasil tinha que dotar leis dos estados unidos onde crápula que nem esse morra na cadeira elétrica
 
rodrigo siva em 15/03/2013 08:00:19
Nesta vida lutarei em pró ás pessoas de bem, fazendo que que a justiça seja eficaz na forma da lei, esse sujeito libertino e de maus coustumes tem que ficar por no mínimo 100 anos fechado, quem tira a vida de outra pessoa, não mereçe nada que seja de Deus.
 
Clayton Souza em 01/04/2012 08:16:50
Por que a justiça é tão fraca nesta droga de país?
 
Rodrigo Vigente Pinto em 09/03/2012 06:50:09
Não entendo o porquê esse criminoso asqueroso estava solto, com esse monte de estupro e até morte nas costas...Aff a tal da JUSTIÇA DO BRASIL é de envergonhar qualquer um... Daqui uns 3 anos ele está solto por bom comportamento e estupra mais umas mulheres... infelizmente isso se chama BRASIL.Se fosse nos EUA ele sofreria pena de morte...
 
Bruna Fernandes em 08/03/2012 12:49:23
Não desejo mau à ninguém, mas tomara que assim que ele entre na cadeia, ele seja estuprado tb!!! Desgraçado!!! o fogo do inferno é pouco para um demente desse!
 
Fabiana Rocha em 08/03/2012 12:46:21
Não tô entendendo. Alguém sabe dizer porque esse animal asqueroso estava perambulando pelas ruas em liberdade? Porque as pena ainda não foram aplicadas?
Homicídio qualificado: Art 121. II e III e IV do CPP - regime fechado, de DOZE a TRINTA anos. (Por 2 vezes, pela ex namorada e pelo bebe), somando-se então dará 60 anos!
Estupro: Art. 213 do CPP: Pena - regime fechado, SEIS a DEZ anos por estupro!
 
Priscila Barcelos em 08/03/2012 12:21:09
SÓ 10 ANOS, NAO VAI DAR EM NADA. BRASILLLLLLLLL.
 
JOSE HIGUAIN em 08/03/2012 12:20:19
Não tô entendendo... alguém sabe me dizer porque esse animal asqueroso estava perambulando pelas ruas em liberdade? Porque a pena abaixo ainda não foi aplicada?

Homicídio qualificado
Art 121. II e III e IV do CPP - regime fechado, de DOZE a TRINTA anos. (Por 2 vezes, pela ex namorada e pelo bebe), somando-se então dará 60 anos!

Estupro
Art. 213 do CPP: Pena - regime fechado, SEIS a DEZ anos.
 
Priscila Barcelos em 08/03/2012 11:53:02
Vivian Alves em qual bairro sua parente foi atacada?


Tem que ficar cuidando esperando esse cara sair da cadeia, ele é doente, nunca vai melhorar, se for solto vai voltar a atacar, espero que quando ele for sair, que seja informado para o público em geral.
Onde a justiça não alcança, é dever do cidadão de bem agir.
 
Jose Antunes em 08/03/2012 11:43:23
O engraçado é que ninguém lembra que esse cretino só cometeu essa séria de estupros, PORQUE FOI SOLTO POR UM JUIZ em condicional, como sempre a atitude do juiz não terá punição, a polícia só pegou esse marginal pela repercussão do caso, se fosse uma pobre de um bairro como o Tijuca, Noroeste que tivesse sido estuprada, nada teria acontecido.
Enquanto isso a policia civil declara guerra aos gatos..
 
Carlos Moura em 08/03/2012 11:32:51
10 anos muito pouco e dúvido se vai ficar preso mesmo este pouco tempo..concordo com você Fernando.. mas infelizmente eu tive uma na familia por este marginal, mas não foi divulgado tanto igual essa menina da UFMS, porque ela não quis aparecer..é lamentavel...Deus nos abençoe...e nos livre.....
 
Vivian Paes em 08/03/2012 11:24:45
Que nojo! Esse animal ao menos cumpriu a pena por ter matado a ex-namorada? Pq estava livre? É um absurdo!!
 
Jessica Machado em 08/03/2012 10:53:34
10 anos?10 anos é muito pouco,a pena para um marginal desses,ele tinha de mofar na cadeia e nunca mais ver o mundo aqui fora.
As administrações politicas de nosso país tinham que adotar uma Lei Federal,que o marginal que pratica esse tipo de crime,tivesse seu orgão genital amputado.Mas ja que isso é dificil de acontecer o jeito é pedir a Deus para que alguma parente nossa não seje vitima de bando
 
Fernando Barros em 08/03/2012 10:22:35
As leis amparam os bandidos , por isso eles sabem e como não tem nada a perder abusam deste fato. Parabéns a imprensa por divulgar o rosto deste indivíduo , pois assim as pessoas o reconhecerão quando estiver solto nas ruas novamente .A impunidade é uma vergonha que temos que carregar neste país.
 
Carlos Silva em 08/03/2012 09:04:14
O JUIZ QUE LIBERAR ESSE ESTUPRADOR PARA O SEMI ABERTO DE NOVO, merece ser preso, o cara mata 1 grávida a facada, estupra mais de 10, começou estuprando aos 12 anos(torturava as vítimas), como que um juiz liberá um cara desse para trabalhar durante o dia?
 
Roberto Inzagaki em 08/03/2012 04:19:53
engraçado só dez anos na vida das vitimas vai ser para sempre ele tem que apodreser na cadeia. Que alias ta muito boa porque o bicho ta gordooo
 
SILVANIA DE DEUS em 08/03/2012 04:02:42
Absurdo!! Lamentável!!!
Mas além da indignação com essa coisa asquerosa que me recuso a chamar de cidadão, ressalto a minha indignação com os desavisados que criticam o Juiz. O Juiz é tão somente um escravo da lei, se a lei manda soltar, ele é OBRIGADO a cumprir. A mudança deve partir de CADA UM DE NÓS, ao escolhermos aqueles que elaborarão essas leis. SE NÃO ENTENDE DO ASSUNTO, MELHOR CALAR-SE.
 
Cristiane Nasser em 08/03/2012 04:00:46
Olha Fabiana lamento decepcionar vc quanto ao seu desejo de que ele seja estoprado ao entrar na cadeia, conheço bem e sei que não é assim, existe ala só para os estupradores, eles não mexem uns com os outros, só tem regalias. O presídio já tem local especifico torço que na delegacia ele sofra um pouco pq quando for cumprir a pena no fechado ficará bem de boa.
 
ANTÔNIA MARIA DE FARIAS em 08/03/2012 02:48:33
Depois um pai de familia mata uma praga dessa fica na cadeia .....entra direitos humanos e vira em pizza.....é brincadeira viu!!!
 
Angelica Suckar em 08/03/2012 01:48:56
Jose Antunes..Bairro Nova Lima..com certeza, depois disso que aconteceu com ela estamos todos mas precavidos..e é o minimo que podemos fazer ne pq tem é muitos estupradores por Campo Grande é que eles não divulga ne...e com certeza vamos ficar atento, o Campograndenews poderia nos informar se isso acontecer, pq se for solto vai ser bem na calada da noite....