ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Estuprador é condenado a 10 anos por ataque à aluna da UFMS

Aline dos Santos | 08/03/2012 10:00

O estupro, ocorrido em 11 de abril do ano passado, levou à sua prisão, revelando outras cinco vítimas

Estuprador disse ter perdido conta do número de vítimas. (Foto: João Garrigó)
Estuprador disse ter perdido conta do número de vítimas. (Foto: João Garrigó)

Autor de uma série de estupros em Campo Grande, o tatuador Robson Vander Lan, de 29 anos, foi condenado a dez anos de prisão pelo ataque a uma universitária no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O estupro, ocorrido em 11 de abril do ano passado, levou à sua prisão, revelando outras cinco vítimas.

A estudante foi violentada em um matagal próximo a ponte que liga o teatro Glauce Rocha ao bloco dos cursos de Química, Economia e Administração. Ela foi abordada na ponte e levada para o matagal. A vítima conseguiu escapar, correndo nua em busca de socorro. O caso provocou protesto dos estudantes, que fecharam a avenida Costa e Silva e exigiram mais segurança. A jovem pede indenização de R$ 250 mil na Justiça.

Robson foi condenado por estupro e roubo com emprego de arma. Além de ter sido reconhecido pela vítima e confessado o crime, análise de material genético comprovou que foi ele o autor da violência sexual contra a jovem.

Por sua vez, a defesa do estuprador alegou que a relação sexual foi consentida. Contudo, para o juiz Paulo Afonso de Oliveira, em substituição legal na 2ª Vara Criminal, o diálogo travado com o estuprador foi uma tentativa da vítima de escapar de uma violência ainda maior.

“A configuração do crime de estupro, não vai ao ponto de exigir, de sua parte, atitudes heróicas, colocando sua integridade física ou a própria vida em risco”, salienta o magistrado.

A defesa também questionou o crime de roubo, pois os pertences da jovem foram deixados no local pelo estuprador. Porém, antes da violência sexual, ele roubou a bolsa da jovem, um celular e R$ 10.

No depoimento, Robson admitiu que só deixou os objetos porque a vítima fugiu e então ele “deixou tudo para trás”. A pena pelo estupro foi de 8 anos e do roubo de 2 anos. A condenação deve ser cumprida em regime fechado.

Robson foi preso em abril do ano passado, após crime na UFMS. (Foto: João Garrigó)
Robson foi preso em abril do ano passado, após crime na UFMS. (Foto: João Garrigó)

O homem que não amava as mulheres - Com o corpo recoberto por 24 tatuagens, inclusive no órgão sexual, onde grafou “baixinha”, Robson tem uma extensa lista de crimes contra mulheres, além de furtos e roubos. Ele foi condenado por esfaquear uma namorada grávida até a morte.

Desde 2010, cometeu uma série de estupros. Após ser preso, relatou - com calma, frieza e por vezes rindo - que primeiro, queria roubar, mas depois, por impulso, violentava as vítimas.

Sem recordar o número de mulheres que atacou, ele disse que as escolhia por um único critério: que a vítima estivesse em um local de pouca visibilidade.

Noves meses depois, mudou de conduta: escondeu o rosto para fugir das fotografias durante audiência na Justiça sobre outro caso. Já a vítima, deu voz ao sofrimento: “Ele destruiu a minha vítima”. Ela foi atacada em outubro de 2010, no bairro Aero Rancho.

A violência deixou marcas: os cabelos caíram, o corpo sofreu os efeitos do coquetel anti-HIV e ela passa por tratamento psiquiátrico.

Nos siga no Google Notícias