ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Ministro diz que presídio errou ao impedir acesso a presos por terrorismo

Luana Rodrigues | 29/07/2016 11:40
Suspeitos de planejar atentados foram presos na última quinta-feira (21). (Foto: Reprodução/Estadão)
Suspeitos de planejar atentados foram presos na última quinta-feira (21). (Foto: Reprodução/Estadão)

Erro de interpretação. É assim que o ministro da Justiça Alexandre de Moraes justifica o impedimento do acesso de advogados aos presos por terrorismo, no Presídio Federal de Campo Grande. Por conta do “desentendimento”, nesta sexta-feira (29), o Ministério da Justiça anulou a portaria que restringia o contato de advogados com os doze indivíduos presos por suposta associação ao terrorismo na Capital.

Conforme o portal Uol Esporte, Moraes disse que a portaria número 4, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal", não tinha como objetivo impedir o acesso dos presos a seus advogados.

"A minha determinação à diretora interina do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) é dar acesso imediato dos advogados aos presos, até porque essa é uma garantia constitucional. Houve, por parte dos servidores do Depen, uma interpretação errônea de uma portaria do próprio Depen que regulamenta visitas e acesso de quem está há mais tempo preso. Quem chega tem de ter acesso imediato", disse o ministro.

Ao todo, 12 pessoas foram detidas em 21 de julho, acusadas de planejar ações terroristas na Olimpíada. Advogados contratados pelas famílias dos presos relataram que estavam impedidos de fazer o contato dentro da prisão.

Na última segunda-feira(25), advogadas de dois dos 12 suspeitos procuraram o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Mansur Elias Karmouche, para falar com o diretor da unidade.

Ao Campo Grande News, as defensoras disseram que foram impedidas de ver seus clientes na última sexta-feira (22), e desde então vêm sendo barradas na porta do presídio, por conta de uma portaria do Ministério da Justiça, que data do dia 28 de junho deste ano.

No dia, o presidente da OAB/MS chamou a portaria de inconstitucional, já que qualquer cidadão tem direito a um defensor perante a constituição brasileira. “Fui procurado pelas colegas, que são de outros estados e decidi ajudar. Consideramos que essa portaria limita o direito a ampla defesa e concede poderes desproporcionais ao Estado em relação ao indivíduo"”, disse Karmouche.

Ainda segundo o Uol, a notícia gerou espanto e revolta no meio jurídico. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu nota repudiando a condição de incomunicabilidade dos suspeitos. "É urgente e necessário combater o terrorismo de forma dura, com todos os meios disponíveis e dentro da lei. Mas o caminho de combater o crime cometendo outros crimes e violando prerrogativas da advocacia leva o país ao retrocesso. A OAB adotará todas as ações necessárias para assegurar o exercício profissional dos advogados e a imediata revisão da portaria do Ministério da Justiça".

Nos siga no Google Notícias