A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

29/10/2012 15:27

Morte amplia reclamação de moradores contra casa de shows

Luciana Brazil
Casa vira palco de brigas judiciais por pertubação de sossego. (Foto:Rodrigo Pazinato)Casa vira palco de brigas judiciais por pertubação de sossego. (Foto:Rodrigo Pazinato)

Após o assassinato do jovem Ike Cezar Gonçalves, 29 anos, por um policial militar, na madrugada do último domingo (28), em frente à casa de shows Santa Fé, na rua Brilhante, em Campo Grande, os vizinhos do estabelecimento reclamam, mais uma vez, do que consideram uma rotina de desrespeito, que enfrentam cinco vezes por semana.

De quarta a domingo, dormir passou a ser uma missão quase impossível, afirmam os moradores. Na noite em que Ike morreu, alguns moradores chegaram a ouvir os tiros que levaram à morte o jovem que hoje, no dia de seu enterro, completaria 30 anos. “Eu ouvi pelo menos cinco tiros no dia que o rapaz morreu”, disse a senhora que preferiu não ter o nome divulgado, como a maior parte dos moradores.

No domingo, apesar do crime, a casa abriu as portas, o que espantou os moradores. “Eu pensei que pelo menos ontem não fosse funcionar. Achei uma falta de respeito”, relatou um vizinho.

“Urinam na minha porta, como se aqui fosse banheiro público. A morte desse homem é culpa da prefeitura, do governo e da justiça”, disparou o funcionário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Mario Marcio Cabrera de 50 anos, que mora na lateral do estabelecimento.

Por causa das constantes confusões em frente ao local, e também nas redondezas da boate, o crime acabou passando como apenas mais um tumulto, o que não despertou a curiosidade dos moradores.

Som alto, veículos em alta velocidade, gritaria, dentro e fora da casa, sujeira, consumo de bebida alcoólica, além de outras situações mais graves como cenas explícitas de sexo, são rotineiras nas proximidades da boate, segundo os vizinhos do local.

Palco de brigas judiciais, a casa chegou a ser fechada em 2011 devido a uma ação civil pública impetrada pelo MPE (Ministério Público Estadual). Em abril deste ano, o estabelecimento foi reaberto e o MPE recorre da decisão judicial.

Quando as portas foram abertas, além do MP, outros quatro processos particulares foram iniciados. A prefeitura, responsável pelo licenciamento ambiental, além do alvará de funcionamento, é tida como a ré dos processos. Porém, na última sexta-feira (26), por determinação judicial, os processos particulares foram extintos.

Depois de mudar de casa, morador dorme no chão e fecha a escola.Depois de mudar de casa, morador dorme no chão e fecha a escola.

Muito revoltado, Cabrera diz que não entende a decisão. "A pergunta é simples: Qual é a lógica dessa história? A Expogrande acontece uma vez por ano e durante uma semana e fechou. Por que a Santa Fé pode continuar aberta, já que traz tantos problemas?", questionou Cabrera.

Em tom de protesto ele continuou. "Vamos perguntar para os secretários e outras pessoas, o que eles fariam se toda noite mais de duas mil pessoas invadissem a sua rua, que é calma e tranquila, e não deixassem eles dormir? Essas pessoas não vem aqui para rezar”.

Segundo ele, a boate não tem isolamento acústico. “A gente ouve tudo. A cada três minutos eles gritam. Quando acaba uma música eles gritam e quando começa outra também”.

Cabrera explica que a casa de shows teria conseguido uma licença ambiental neste ano antes mesmo de abrir a empresa representante. “A licença ambiental foi dada pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) no dia 11 de abril e a empresa só foi criada no dia 16 de abril. Como eles conseguiram a licença ambiental que só é dada para empresas?”

A luta, segundo os moradores, não é pessoal, mas sim contra as irregularidades, começando pela perturbação de sossego. “Não sou contra cada um ganhar o seu dinheiro, não quero que ninguém deixe de se divertir, mas eu não posso sofrer com isso”, disse Cabrera.

Outro morador de 75 anos, que não quis se identificar, afirmou que em termo de bagunça é difícil dizer o que não acontece por ali. "Sempre tem alguma coisa. Cavalo de pau, tiro, além de muita bagunça".

Por causa das circunstâncias, Cabrera precisou deixar a casa onde morava e se mudou com um colchão para a pequena sala de aula onde dava preparação para concursos. Apesar de ser no mesmo terreno, ele lamenta a vida que tem levado. 

"É desumanidade. O que ocorre é agressão com pessoas idosas, que moram aqui perto, com a anuência da prefeitura, da polícia e do governo e da justiça, por causa da demora nos processos".

As queixas contra a casa de show são inúmeras, segundo os moradores. Vários Boletins de Ocorrência já foram feitos, mas tudo continua igual.



O problema é a educação, para os jovens e para o povão, diversão é encher, usar drogas e sair por ai fazendo sexo com desconhecidos, não é a toa que a sociedade está cada vez pior, as mulheres cada vez mais vulgares, número de mães jovens/solteiras aumentando como nunca antes, crianças que crescem sem modelo familiar, criadas, hora por pai, hora por tio, hora por vó... não dá isso é uma receita pronta para um futuro de problemas sociais, ninguém respeita mais nada hoje em dia, todo mundo é ``vítima`` de algo seja da cor, da situação social, da ignorância e por ai vai.. sociedade que não valoriza o trabalho, o esforço, a dignidade, o mérito a honra...
 
Roberto Inzagaki em 30/10/2012 10:50:34
Não moro perto do clube, mas acho falta de respeito um lugar desses em bairro residencial. Isso tinha que ser na área rural e olhe lá. A maioria trabalha o dia inteiro e quer descansar a noite, tem casa com idosos e crianças. A câmara municipal tem que fazer lei pra impedir isso, pois enquanto os donos vão dormir a população está acordando pra ir trabalhar.
 
Heraldo Medeiros em 30/10/2012 10:30:05
Gabriela Barbosa, vai morar lá na região. Mas assim, se você for uma "faz nada da vida", não tem que acordar cedo para trabalhar, nem nada, não adianta. Agora, se for como nós, moradores de lá, que somos trabalhadores que não importa o tanto que as p***s gritam a noite no seu portão, no outro dia, tem que estar na labuta, daí eu quero ver!

Eu moro a 80m de lá e digo: POCILGA! Só dá baderneiro! Pelo menos os que gritam no meu portão e passam com som alto a noite inteira o são!
 
Liziane Berrocal em 30/10/2012 10:27:47
eu acho que o isolamento ta bom sim,só acho que as pessoas deveriam sair da boate e ir embora,não ficar conversando na frente fazendo as bagunças,só sair e ir embora. se nao arrumou ninguem la dentro nao vai ser la fora que vai arrumar, entao vai pra casa descansar!
 
Milton Rocha em 30/10/2012 09:37:45
As pessoas confundem diversão com bagunça , não se importando com o próximo. Com certeza essa casa de shows tem molhado a mão dos fiscais e responsáveis pelas licenças ou então algum figurão deve ser sócio. Que tal as autoridades trabalharem um pouquinho mais e colocar viaturas de plantão em lugares assim movimentados e que sempre ta acontecendo baderna? onde estão os policiais (digo os bons policiais né, não os assassinos) cadê o comandante da policia de Campo Grande?
 
Jair de Oliveira em 30/10/2012 09:33:51
Certamente essas pessoas que reclamam que não tem lugar para se divertir em Campo Grande, são as mesmas que fazem a bagunça na frente da casa dos outros, e depois vão embora cansadas dormir tranquilas em suas casas sem barulho. Se querem diversão, mudem-se para perto então da Expogrande, do Santa Fé, troquem de moradia com os que reclamam, assim vocês terão balada quase a semana inteira. Ai quero ver vcs acharem que é frescura. Acho que tem mesmo que acabar com essa palhaçada que virou essas casas de shows em bairros residenciais. E falam tanto de RJ e SP, e quem disse que lá o povo não reclama, não tem briga judicial. Até o barulho das obras do metrô os vizinhos estão reclamando. Na hora do descanso todo mundo quer silêncio.
 
Rafael Santos em 30/10/2012 09:30:30
Do jeito que as coisas funcionam no MS é mais fácil a casa de shows fechar o MPE.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 30/10/2012 09:26:24
Se divertir no Final de Semana!? Bem que eu preciso de um final de semana desses, que começam na quarta-feira e termina só no domingo!! Larga Mão. Povo Sem Educação não merecem diversão.
 
Sandro Gomes em 30/10/2012 09:03:43
É preciso cobrar das autoridades a adequação da casa de shows Santa Fé. Acho que as pessoas não leram direito a opinião do morador. Ele disse que não é contra o funcionamento da casa noturna, mas contra os problemas que ela está causando. Solucionar os problemas com a adequação da casa. Isolamento acústico, policiamento EFETIVO da região, etc. Fica fácil falar que quer se divertir, e que não tem mais onde se divertir e tal, sendo que não fica sem dormir durante 5 dias da semana por causa da bagunça e DESORDEM de outras pessoas. Como o próprio morador disse: Se a EXPOGRANDE que acontecia 1 vez por ano durante 10 dias não pode continuar por causa do barulho, porque a casa de shows Santa Fé pode ficar aberta em situação inadequada e com irregularidades?
 
Johnny Nascimento em 29/10/2012 23:05:16
acho que oque se passa na rua não é culpa do santa fé que tem uma acustica muito boa. só pra lembrar ja aconteceu mortes em frente a boates bem mais badaladas, se fechar uma vai ter que fechar todas inclusive bares, concordo que nas ruas proximas tem que ter um policiamento ostensivo para coibir abusos.
 
luiz carlos medeiros em 29/10/2012 22:50:21
Desculpe-me Sra. GABRIELA BARBOSA, mas casa de shows não é um lugar onde se pode ficar numa boa, pois as pessoas que ali vão, não são todas é claro, não tem respeito com o sono de quem trabalha, pois se embebedam e acham que podem "curtir" a noite toda. A Sra e todos que querem "diversão" podem ir para fora da cidade incomodar os insetos e bichos do mato, pois lá, com certeza, ninguém vai reclamar.
 
Carlos Eduardo Bernardo em 29/10/2012 22:02:26
E o Bernal? Já que temos a cidade do natal e a do ônibus, que tal criar a cidade da diversão, com a guarda municipal e a polícia militar fazendo ronda, não pra matar, mas pra cuidar dos nossos filhos que irão se divertir e ajudar na proibição das drogas. ai sim teríamos paz nas nossas casas e a moçada teria um local seguro pras baladas. Nem som automotivo podemos ouvi por não ter lugar, só proibições e mais proibições, ta na hora de termos nosso próprio espaço.
 
Wilson Galeano em 29/10/2012 20:44:25
Estamos no Brasil!!!!
No Rio de Janeiro e Salvador, as pessoas vão para as ruas comemorar com os trios eletricos, passando pelas portas das pessoas, e aqui em Campo Grande fecharam até a exposição!!!!
 
Ronaldo Tardim em 29/10/2012 20:43:20
Tem que acabar mesmo com essas boates isso daí só serve pra reunião de bebados e baderneiros que não tem o que fazer, no minimo nem trabalham pra sair de quarta a domingo sem contar quem sai no domingo a noite que na segunda cedo tá em porta de posto de saúde pedindo atestado por que não aguentou trabalhar por causa da bebedeira da madrugada. Só to falando a verdade não falei nem uma mentira.
 
William Sousa em 29/10/2012 20:13:27
tá difícil de ter lugar para se divertir em Campo Grande.
 
Gleice Queiroz em 29/10/2012 19:20:59
Tá na hora da associação de moradores da região atuar, façam como a associação do bairro jóquei clube, incomodem os políticos. O povo merece o descanso a noite.
 
rita de cassia em 29/10/2012 16:51:01
Acho isso um absurdo, a casa de Shows santa fé ja esta com isolamento acustico e esta sendo fechada cada dia mais para nao atrapalhar o sono dos vizinhos, campo grande ja nao é um lugar muito repleto de diversoes as que tem querem tirar?
Nao temos expogrande nao temos mas nada para nos divertimos durante a noite, pessoas trabalham o dia todo e a semana toda e chegam em um final de semana que queremos algo pra nos distrair acham ruim? respeitem o gosto dos outros depois peçam respeito! Brigas acontece em qualquer lugar independente de localizaçao ou qualquer outra coisa, ja tivemos mortes em frente de boates antes certo:?
 
Gabriela Barbosa em 29/10/2012 16:22:07
É so cobrar a acustica da casa...... agora todos os locais que tem agromeração acontece isto, o empresario monta seu negocia pra entretenimento das pessoa civilizadas educadas, mas estamos longe de se ver isto, até quem deveria dar exemplo e pior de todos......fazer oque né...........