ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Não basta só ter médico, reforçam profissionais durante protesto

Nadyenka Castro e Helton Verão | 03/07/2013 18:42
Médicos e acadêmicos em manifesto na Capital. (Foto: Cleber Gellio)
Médicos e acadêmicos em manifesto na Capital. (Foto: Cleber Gellio)

Esta quarta-feira foi dia de manifestação para médicos e acadêmicos de medicina de todo o País. Em Campo Grande, eles fizeram caminhada pelas principais ruas do Centro. Com faixas e cartazes, lembraram que é preciso melhorar as condições de trabalho e que falta também outros profissionais da área de saúde.

A luta principal da classe é contra a atuação de médicos estrangeiros no Brasil sem passagem pelo exame de revalidação do diploma, o “revalida”. Os profissionais e estudantes afirmam que não são contra a vinda destes médicos, apenas não concordam que exerçam a medicina no País sem fazer o revalida.

De acordo com a classe, o problema na saúde pública vai muito além da falta de médicos. Segundo eles, no interior, há acordos verbais que não são cumpridos e salários altos que não são pagos até o fim do contrato.

O universitário Wagner Eneglmann, conta que conhece médico que foi para o interior com promessa de R$ 20 mil mensais, mas, que não recebeu a quantia. Outro problema apontado por ele é carência de outros profissionais da área de saúde. “Não basta só ter médico precisa de farmacêutico e enfermagem”.

João Batista Botelho, diretor do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, citou como empecilhos para melhor desempenho da medicina a falta de condições de trabalho, a distribuição dos profissionais e os acordos verbais.

O sindicalista disse ainda que é preciso plano de carreira para a classe, que em Campo Grande, há somente no Hospital Regional.

Nos siga no Google Notícias