ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura adota 'fumacê' em mais um horário a partir de terça-feira

Mayara Bueno | 10/01/2016 12:53
Serviço de 'fumacê' de madrugada é medida para reforçar combate do mosquito. (Foto: Arquivo)
Serviço de 'fumacê' de madrugada é medida para reforçar combate do mosquito. (Foto: Arquivo)

Como medida de combate do mosquito Aedes aegipity, a Prefeitura de Campo Grande adotará o serviço de fumacê - aplicação de inseticida para matar o mosquito - de madrugada, a partir das 4h30. A ação começará a partir de terça-feira (12), segundo o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP).

Em dezembro passado, o Executivo Municipal havia afirmado previsão de estender o serviço para mais um horário, das 4h30. Com isso, a expectativa é dobrar a frota utilizada. Hoje o serviço conta com cinco equipes.

Na época, o chefe de serviço do Controle de Vetores e Endemias da Capital, Wagner Ricardo dos Santos, disse que a aplicação do inseticida é feita de forma simultânea, sempre a partir das 16h30, somente nos cinco bairros que apresentam os maiores índices de notificações. Atualmente, estas regiões são Jardim Noroeste, Nova Lima, Lageado, Moreninhas e Nova Campo Grande.

O horário da madrugada, além do que já é feito, é recomendação do Ministério da Saúde, disse, na ocasião, o chefe do setor de controles de endemias, já que nesses períodos a umidade relativa do ar está mais alta, potencializando o efeito do inseticida. Com calor forte, a evaporação reduz a eficácia do veneno.

Resultado- Para que o fumacê seja eficaz, é preciso que a população mantenha portas e janelas abertas quando ouvir o veículo chegando no bairro. É importante cobrir alimentos e proteger os animais.

Em Campo Grande, os veículos têm feito em média sete ciclos de borrifação, alcançando cerca de 100 quarteirões por bairro. A cada ciclo, o serviço é suspenso entre cinco e sete dias para que um novo levantamento de notificações seja feito.

Nos siga no Google Notícias