A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/02/2014 09:20

Tomado pelo mato e sem manutenção, Horto até envergonha frequentador

Filipe Prado
Logo na entrada do horto dá para se ver a falta de manutenção do local (Foto: Marcos Ermínio)Logo na entrada do horto dá para se ver a falta de manutenção do local (Foto: Marcos Ermínio)

Surpreendidos com o estado de abandono, os campo-grandenses sentem vergonha do Horto Florestal, um parque florestal localizado no centro da Capital, pela falta de manutenção. Os frequentadores do Parque Florestal Antônio de Albuquerque afirmaram que o local está muito descuidado e se decepcionaram com a situação do horto.

Logo na entrada do horto já se pode notar a situação. O espelho d’água está sujo, com lodo, os canteiros estão com o mato alto, além da sujeira que está jogada em um dos cantos do parque. Os banheiros estão depredados e sem manutenção, em estado ruim.

 

Alguns turistas, que estão na cidade, procuram o parque para o lazer, mas acabam se decepcionando com a situação. “Está bem mal cuidado, acho que deviam preservar”, contou a estudante Jéssika Arruda, 20 anos, que mora em Curitiba.

Ela afirmou que na cidade onde ela mora a situação é diferente. “Lá os parque são bem mais cuidados”, comentou Jéssika.

A auxiliar de lavanderia Marina Salabarrieta, 45, relatou que trouxe a família, que mora em São Paulo, para conhecer o horto, mas se assustou com a situação do local. “Foi uma decepção. É muita sujeira. Faz tempo que eu não vinha aqui e fui surpreendida”, constatou.

“Está abandonado, faltando manutenção. Vim trazer a minha família e fiquei com vergonha”, comentou Marina. A irmã dela, Maria Aparecida Salabarrieta Ribeiro, 45, disse que sentir dó, da situação que se encontra o horto.

“Acho que deveria ser bem mais cuidado, pois senão não irei mais voltar aqui”, afirmou Maria. Ela contou que em São Vicente, onde ela mora, existe um orquidário, que é muito diferente da situação de Horto Florestal de Campo Grande. “Eu dou nota 12 para o orquidário, mas pra cá, eu dou no máximo 5”, completou.

Marina sugeriu que o parque passasse por manutenções adequadas. “Aqui não é um lugar feio, só falta aparar o mato e fazer um limpeza”, relatou.

Quem mora aqui na capital, também percebe a falta de manutenção do local. “Eu acho que está um pouquinho descuidado, principalmente a entrada”, comentou Maria da Glória Cruz, 62. Ela destacou que o parque poderia ter mais seguranças, pois “não se sabe quem entra aqui, então às vezes ficamos com medo”, principalmente na área da pista.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a prioridade para limpeza, para o começo do ano, são as escolas e Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da capital.

No dia 10 de fevereiro, será feita a limpeza do parque do Sóter, então eles farão um novo cronograma de limpeza e incluirão o Horto Florestal. Mas não relataram o motivo da falta de manutenção.

Horto – No dia 19 de maio de 1995 foi inaugurado o Parque Florestal Antônio de Albuquerque, também conhecido como Horto Florestal. O parque é dividido em três partes: a praça, o Centro de Convivência do Idoso e o Núcleo Principal.

Jéssika mora em Curitiba e achou o horto de Campo Grande mal cuidado (Foto: Marcos Ermínio)Jéssika mora em Curitiba e achou o horto de Campo Grande mal cuidado (Foto: Marcos Ermínio)
Marina sentiu vergonha de trazer a irmã no Horto Florestar (Foto: Marcos Ermínio)Marina sentiu vergonha de trazer a irmã no Horto Florestar (Foto: Marcos Ermínio)



Se fosse somente o Horto que estivesse nessa situação, dava-se jeito. A cidade toda está um caos. É VERGONHOSA a sujeira das ruas de Campo Grande: não sou partidária de legenda alguma, mas vamos e venhamos, as administrações do PMDB foram BEM melhores em TODOS os aspectos. E o que de bom a administração do radialista nos trouxe? No ano de 2000 meus pais vieram do Japão e se impressionaram com a limpeza das ruas de Campo Grande. Hoje se impressionam com a sujeira.
VOTEM conscientemente. Duvido muito que esse cara se reeleja, mas fica a dica de qualquer modo. Ser POPULISTA não é sinônimo de ser bom administrador.
E parem de jogar lixo nas ruas, porque afinal o lixo não tem pernas pra chegar sozinho às calçadas e parques.
 
Ana Carolina Asato Camargo em 04/02/2014 16:19:13
É uma verdadeira lástima que uma cidade tão bonita como Campo Grande sofra os maus tratos de uma administração ineficiente e omissa. Sem o comprometimento com a qualidade de vida de seus moradores. A cidade a cada dia que passa fica mais suja, escura ( muitas lampadas queimadas nos postes da cidade), com aspecto de abandono mesmo. Espero que os governantes se preocupem mais com o municipio e seus cidadãos, do que com picuinhas politicas, como vemos diariamente. Como sempre quem perde é só a população.
 
Guilherme Almeida em 04/02/2014 14:59:53
Tem um monte de puxa saco desse "prefeito" só pode ser tudo FAKE, não é possível, minha cidade esta abandonada, ta dando vergonha. Pelo amor de Deus TIREM ESSE CARA, COLOQUEM UM PREFEITO DE VERDADE! aff ¬¬ não dá mais falta competência administrativa! Sou a favor de um basta nesse cara!
 
José Barbosa em 04/02/2014 14:21:36
O povo fica justificando o fracasso deste precário prefeito em relação aos outros prefeitos. O Bernal que é o prefeito, ele que tem que responder, não e ficar culpando os outros. Penso assim, quando você compra um carro zero ou constrói uma casa, o que você precisa e fazer a manutenção do carro e da casa, ficar fazendo retoques, cuidando para não estragar, trocar peças, etc... assim é a prefeitura, os outros fizeram, mas cabe ao atual prefeito fazer a manutenção, não adianta ficar culpando os outros.
 
fabricio mendes filho em 04/02/2014 13:56:40
Canteiros e praças tomadas pelo mato....cidade abandonada!!!!
Dale Bernal...
 
ygor bueno em 04/02/2014 13:09:59
Essa gestão vai terminar o mandato, culpando gestão anterior...é brincadeira
 
angela regina em 04/02/2014 12:18:34
E o Peralta?
 
Paulo Campos em 04/02/2014 12:00:32
Isso não acontece só no Horto Florestal não! Acontece na cidade inteira, que está maltratada, suja, esburacada e cada vez mais, perdendo a beleza da Morena! E eu não acho que isso seja culpa só do BEMMAL não! É também do MPE que fecha os olhos (por isso a justiça é cega) para a péssima administração (se é que podemos chamar de "administração") desse prefeitinho que só se preocupa com o ego político dele! PASSOU DA HORA DE TRABALHAR BERNAL! Afinal de contas, não dá pra reclamar da falta de dinheiro, porque os IPTUs já foram pagos! Cebo nas canelas meu filho! Faça jus ao seu salário!
 
Ricardo Boretti em 04/02/2014 11:56:56
O Horto Florestal está abandonado desde a época que a administração do governador estava na prefeitura, agora querer vir culpar a atual administração por erros anteriores é fácil.
 
Diego Souza em 04/02/2014 11:32:10
ESTE É O JEITO PROGRESSISTA DE GOVERNAR....E DEPOIS FALAM MAL DO NELSINHO...DO ANDRÉ....DO PMDB....NA ÉPOCA DELES CAMPO GRANDE " NUNCA" ESTEVE DESTE JEITO....EM TOTAL ABANDONO, SUJEIRA, FALTA DE INVESTIMENTOS E ETC ETC E ETC. MAS DAI PERGUNTO: CADE O POVO NA RUA???? VAMOS SE MANIFESTAR GENTE...ACORDA CAMPO GRANDE....OU VOCES VAO DEIXAR ELE DESTRUIR A CIDADE DE VEZ?
 
MARCOS AURÉLIO em 04/02/2014 11:23:07
O Horto está assim não é de hoje não, são varias administrações que passaram e não fizeram nada.
Comparar o Horto com parque no Centro também é covardia, pq tudo que é feito nessa cidade gira em torno do centro e das areas nobres, lugares afastados ou na periferia acabam sofrendo com a degradação...
Sem contar q a maioria dos campo grandenses são sem educação, não colaboram em nada na limpeza da cidade, jogam lixo no chão, pela janela do onibus/carro, povo porco merece andar na sujeira mesmo!
 
ALLYSON MENDES GUIMARÃES DE ARAUJO em 04/02/2014 11:10:43
Cidade abandonada, CEINFS abandonado, Diretores de CRECHES pedindo comida para pais de crianças que ficam amontoadas ate os pais levar para suas casas, postos de saude sem remedios, agenda para 90 dias por uma consulta. Isso é liçao para o povo desta linda cidade, voz de locutor, bolos com as idosas que fazem trico, briga com vereadores, gerentes incompetentes, impostos acima da inflação, promessa de subir onibus para 3,02 reais. Seremos obrigados a votar em outubro, tem senhores que respondem por crimes diversos que serao candidatos a deputado.. Povo, pensa, nao seja julgado como um idiota, como um vendedor de votos, pense no amanha de seus filhos, netos, agora se quiserem um gestor que dirige uma cidade de um milhao de habitantes pelo "tuiter, pelo feice" voce é idiota.
 
adao silva em 04/02/2014 10:53:02
éééé....parece que ser prefeito não é a mesma coisa que ser radialista...mas o povão gosta de escutar rádio né....basta ter uma voz melosa, rouca bonita que ganha voto .
Cada povo tem o governo que escolhe.
 
Odescia Madeira em 04/02/2014 10:45:50
Os miolos do Bernal devem estar sujos, e em razão disto ele não consegue enxergar a limpeza.
Que saudade dos prefeitos Nelsinho e Pucinelli.
Naquela época nossa cidade era um cartão de visita, hoje é o reflexo do abandono.
Os bernalistas conseguiram mudar a cidade, e mudaram para pior.
 
VALDIR VILLA NOVA em 04/02/2014 10:36:57
Mas porque estão reclamando, vocês que colocaram esse cara na prefeitura, agora colhem o que plantaram, em ano de evento internacional Campo Grande vai estar assim um lixo.
 
Marcos Wild em 04/02/2014 10:31:49
Vamos votar corretamente nas próximas eleições?!?!?!?!, o povo paga pela M** que faz, o povo tem o governante que merece. Palavras bonitas, voz de locutor, promessas vazias, e não cuidam da cidade, estava ruim antes, agora ficou muito pior.... Pergunte aos servidores público se nos últimos 12 anos os salários da prefeitura eram pagos com atraso?? Este mês já está atrasado, e agora????!?!?!?! a culpa é dos adversários políticos, ou da incapacidade gerencial dos que assumiram o poder??"?" Incompetência ou perseguição dos poderosos??? VERGONHA!!!!! Nossa cidade está um lixo, abandonada, acabada, suja, escura... VERGONHA!!!
 
Ricardo Siarom em 04/02/2014 10:13:37
Se fosse só o horto estaria fácil de resolver, vai lá na orla morena e veja a sujeira que se encontra por lá. muita folha, muito lixo, muita terra espalhada, falta manutenção séria. não importa se foi outro que governo que fez, tem que manter, o povo merece que os lugares de lazer devem ser cuidados..
 
renanil gomes em 04/02/2014 10:11:43
Então, foi o que eu disse ontem, a prefeitura não tem moral para multar terrenos cuja limpeza não está sendo feita corretamente, quem multa a prefeitura neste caso? e os focos de dengue? e o acúmulo de mosquitos devido ao mato alto? Não tem moral mesmo, daí que acho que o correto é multar todos, sem exceção e o dinheiro arrecadado com a multa vai para a associação do bairro ao qual o terreno pertence para ser investido no próprio bairro.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 04/02/2014 09:59:50
Nas próximas eleições temos que votar certo para que Campo Grande desenvolva e não fique na inércia como está hoje, uma cidade linda deixada ao léu como se fosse nada, uma Capital, uma Cidade Morena, nossa amada cidade abandonada que vergonha dessa administração nota 0, péssimos mesmo. . .
 
Elayne Fontes em 04/02/2014 09:59:07
Definitivamente a cidade está abandonada. Uma vergonha para todos nós.
 
Aline Barros em 04/02/2014 09:56:43
Uma vergonha! Um lugar bom para fazer caminhada, sombra a qualquer hora, mas realmente está abandonado só que não é de hoje, faz tempo que está assim, piorando a cada dia. Deviam seguir o exemplo do Belmar Fidalgo que é limpo e bem cuidado, inclusive os banheiros, no Horto banheiro é como se não existisse, totalmente sem condições de uso.
 
Lia Matos Rodrigues em 04/02/2014 09:37:29
Na verdade, toda Campo Grande está abandonada: canteiros centrais com mato, praças tomadas pelo mato e parques totalmente abandonados pela Prefeitura.
Basta uma simples manutenção para resolver esse problema, mas incompetência da Prefeitura surpreende a todos.
 
Lais Oliviera em 04/02/2014 09:34:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions