ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Ampliação de rede elétrica leva mais segurança e tecnologia para moradores

Adriano Fernandes | 09/09/2019 21:01
Técnicos da Energisa, durante a instalação dos cabos de energia da nova ligação. (Foto: Divulgação/Energisa)
Técnicos da Energisa, durante a instalação dos cabos de energia da nova ligação. (Foto: Divulgação/Energisa)

Inocência, município a 339 quilômetros de Campo Grande, recebeu a ampliação de 71 quilômetros de sua rede de distribuição de energia. Orçada em R$ 7,5 milhões a obra conta com equipamentos de última geração como para-raios com proteção por chave fusível, isoladores poliméricos, reguladores de tensão e religadores automáticos com self-healing.

A tecnologia garante níveis adequados de tensão, maior resistência a descargas atmosféricas e menor tempo de recomposição do sistema em caso de falha, conforme a Energisa, concessionária que administra o fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul.

Para evitar interrupções do serviço, a rede agora conta com um “backup de atendimento”. Caso ocorra algum evento que prejudique o fornecimento de energia elétrica pela “rede de energia principal”, esse ‘abastecimento’ será restabelecido por outra linha em segundos. Para construção deste backup, foram instalados 808 postes, 210 mil metros de cabo, cinco religadores e um regulador de tensão.

O religador é um dispositivo utilizado em sistemas elétricos com a função de minimizar problemas técnicos. São geralmente aplicados em linhas aéreas de transmissão e de distribuição de energia e permitem redução do tempo de interrupção do fornecimento de energia. A medida realizada tem como benefício a prevenção de defeitos no sistema elétrico e pode reduzir a duração de intermitências e das oscilações de energia.

O novo regulador de tensão tem por finalidade manter a tensão produzida pelas fontes geradoras dentro dos limites exigidos pelo sistema elétrico que está abastecendo. Ao longo de 2017 e 2019, outro aporte de recursos de R$2,4 milhões, também foi realizado na rede de distribuição interna do município para manutenções, instalação de equipamentos especiais e instalação de um novo transformador reserva na subestação Inocência.

A inauguração da nova rede ocorreu no final de agosto e contou com a presença do diretor Presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, e do diretor Técnico Comercial, Paulo Roberto dos Santos, em evento comemorativo realizado pela Prefeitura Municipal de Inocência para toda a população.

Nos siga no Google Notícias