ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

CGU aponta irregularidades na realização do Showtec em Maracaju

Fabiano Arruda | 04/02/2011 07:57

Falhas são em relação à edição de 2009 do evento

Entre as constatações, CGU aponta irregularidades na licitação do evento. (Foto: Divulgação)
Entre as constatações, CGU aponta irregularidades na licitação do evento. (Foto: Divulgação)

A CGU (Controladoria-Geral da União) apontou irregularidades na realização do Showtec, em Maracaju, na edição de 2009. O evento deste ano é realizado nesta semana no município.

Maracaju foi uma das cidades de Mato Grosso do Sul fiscalizadas pelo órgão no 32º sorteio realizado. A auditoria ocorreu no período de 1º a 19 de julho do ano passado.

A auditoria também apontou pelo menos outras 46 irregularidades em Maracaju, entre elas, descreve a “Não utilização do dinheiro destinado à Escola Indígena”, “Ausência de Refeitórios nas Escolas Municipais José Pereira da Rosa e Profª Irma de Lima Matos”, e “Indícios/evidências de beneficiários com renda per capita superior à estabelecida na legislação do programa”

A constatação da CGU quanto à realização do Showtec, executada pela Prefeitura de Maracaju, é que processos licitatórios foram “montados para respaldar contratações inidôneas e sem amparo legal”, além da prestação de contas “mediante apresentação de despesas inelegíveis”.

Uma das irregularidades listadas é que a data de realização e apuração dos processos é “posterior à realização do evento (02 a 04 de fevereiro de 2009”.

A auditoria indica contradições na licitação que contratou uma empresa para serviços de divulgação, que eram: confecção de convites, cartazes e instalação de Outdoors.

A empresa, que participou do pregão nº 005/2009, concorreu sozinha no certamente, conforme a CGU. E a apuração do resultado aconteceu no dia 13 de fevereiro e a homologação no dia 16, ou seja, 12 dias após o término do evento.

Com isso, a controladoria relata “que a realização do certame licitatório ocorreu meramente para atender às formalidades da prestação de contas”.

O gasto para a confecção de convites, cartazes e outdoors somou R$ 47,6 mil.

Ainda conforme a CGU, os documentos apresentados não dão conta de provar que a empresa contratada pelos serviços de divulgação “efetivamente realizou os serviços”.

Outro lado – A CGU descreve a defesa das partes mencionadas (Prefeitura de Maracaju e Fundação MS). O argumento é que o gestor da controladoria não possuia conhecimentos dos fatos que versam sobre o Showtec e quanto à idoneidade da Fundação MS.

Entre as alegações, argumenta ainda que a Showtec não é um evento exclusivo do município e que os custos totais, que giram em torno de R$ 2 milhões, são levantados com recursos da iniciativa privada que se interessa pelo projeto.

Sobre a licitação, a Fundação contesta ao dizer que a prestação de contas foi enviada à época para o Mapa (Ministério da Agricultura e Abastecimento) e “vistoriada pelos técnicos do órgão”.

Quanto à informação que o pregão 005/2009 foi montado “apenas para atender as formalidades”, a Fundação diz que solicitou a abertura da licitação em 16 de janeiro de 2009.

A CGU não acatou as justificativas, dizendo que os argumentos não são novos, nem suficientes para derrubar a constatação.

Auditoria - Criado em 2003, o programa de fiscalização por sorteio já fiscalizou 1,7 mil municípios (31,6% dos municípios) no País. Segundo informações da CGU, os relatórios são encaminhados também à Polícia Federal, ao Ministério Público (Federal e Estadual), ao Tribunal de Contas da União, à Advocacia-Geral da União, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal (Mesas Diretoras e Comissões de Fiscalização Financeira e Controle), às prefeituras municipais e às câmaras municipais.

Nos siga no Google Notícias