ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Covid "dizimou" família de Lia, que enterrou três tias em 10 dias

Tia-avó foi a primeira a partir, quatro filhas ficaram internadas, duas morreram e uma segue na UTI

Paula Maciulevicius Brasil | 17/03/2021 12:21
As três da família Pedroso Nascimento que partiram: a mãe Cida e as filhas Alair e Edna. (Foto: Arquivo Pessoal)
As três da família Pedroso Nascimento que partiram: a mãe Cida e as filhas Alair e Edna. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Uma família dizimada por uma doença maldita". As palavras em tom de desabafo, mas também de revolta, saem de Lia Nogueira. A jornalista e também vereadora em Dourados, cidade 233 quilômetros de distância da Capital, enterrou duas tias e sepulta a outra logo mais, às 13h. Todas morreram de covid-19 em um intervalo de 10 dias.

No jornalismo, Lia noticiou casos de covid desde o início da pandemia e hoje vê a própria família sendo vítima.

"É um sentimento de revolta, de indignação, de impotência, de derrota. Eu sabia que poderia chegar a esse ponto, mas você passar isso na sua família é devastador", fala a jornalista de 46 anos.

As tias moravam todas no mesmo terreno, na cidade de Dourados. O parentesco entre elas era de mãe e filhas e, em relação à Lia, tia-avó e duas primas, mas que pela criação, também eram chamadas de tia pela jornalista.

Da esquerda para a direita: tia Alair, Zilá (única que teve alta), Lia, Cida e Edna. (Foto: Arquivo Pessoal)
Da esquerda para a direita: tia Alair, Zilá (única que teve alta), Lia, Cida e Edna. (Foto: Arquivo Pessoal)

"A tia Cida era minha tia-avó e a tia Edna e tia Alair, minhas primas, mas como elas não se casaram, nos adotaram como as filhas que não tiveram", explica Lia. Todas estavam tomando os cuidados e não saíam de casa. Houve apenas uma situação, quando a matriarca Aparecida Pedroso Nascimento, de 94 anos, foi levada por uma outra filha, Zilá, até o médico.

"Pelo que tudo indica, a tia Zilá foi levar a tia Cida ao médico e elas teriam pego no hospital, porque elas se cuidavam muito, não saíam de casa. Todas eram do grupo de risco", narra. A primeira a ter sintoma foi a filha Zilá, que de imediato cortou as visitas à casa da mãe. "Mas ela não sabia que já tinha passado. Ela foi a primeira a ir para a UTI e até o momento a única que conseguiu escapar e ter alta", diz Lia.

Apesar dos 94 anos de idade, dona Aparecida era saudável e tinha inclusive tomado a primeira dose da vacina contra a covid. Não houve tempo para a imunização ficar completa. "Tiveram de intubar pela idade, porque ela estava respirando com dificuldade, aí ela faleceu no dia 6 de março", conta a sobrinha.

Neste meio tempo, as filhas de Aparecida, Edna Pedrozo do Nascimento, de 67 anos, Alair Pedro do Nascimento, de 69 anos e Darci Pedrozo do Nascimento de 61 anos, também contraíram a covid e foram para a UTI.

Registro de uma das últimas comemorações da família, na foto tia Cida e tia Edna. (Foto: Arquivo Pessoal)
Registro de uma das últimas comemorações da família, na foto tia Cida e tia Edna. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Elas se agravaram e foram intubadas. A tia Darci não tinha leito de UTI aqui em Dourados, demorou 48h para surgir", lembra Lia. Cida estava internada no Hospital Evangélico, Alair e Edna no Hospital da Cassems e Darci foi levada para o Santa Rita.

A primeira infectada teve alta, dona Zilá que hoje está a base de remédios. No dia 6 de março, morreu Cida, depois Edna no dia 14 e ontem (16), Alair. "Não tem horário para enterrar, a tia Alair vai ser enterrada hoje à tarde. A tia Darci continua internada em estado grave e intubada lutando".

Lia está afastada tanto do trabalho como jornalista quanto na Câmara de Vereadores de Dourados. "Não tenho condições, porque os nossos laços eram muito fortes. Elas me criaram, a gente morava tudo no mesmo quintal e cada uma tinha um papel fundamental na minha vida, a tia Alair foi quem me alfabetizou", exemplifica.

Professoras da rede estadual, Edna e Alair trabalharam como décadas em Dourados, eram funcionárias concursadas e efetivas "Elas eram muito conhecidas, fizeram história na cidade, educaram e formaram muitas pessoas aqui", descreve Lia.

O cortejo até o cemitério Santo Antônio de Pádua, do dia do enterro de Edna, foi enorme. A sobrinha fala que é impossível descrever o sentimento de ver tantos carros atrás da funerária e poucos entrarem no cemitério.

Professoras da rede estadual, Edna e Alair fizeram história na educação de Dourados. (Foto: Arquivo Pessoal)
Professoras da rede estadual, Edna e Alair fizeram história na educação de Dourados. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Que desgraça de doença é essa, você percebe que os carros vão embora e só ficam os parentes mais próximos. As pessoas têm medo. É horrível, horrível. Eu até então acompanhava pela televisão, não tinha ido a nenhum enterro de covid e é um pesadelo, parece que você está num filme de terror, porque fica à distância, o caixão já vem lacrado, a pessoa está ali nua enrolada num saco lacrado, os coveiros todos com aquelas roupas. É um horror a gente não pode se aproximar".

A tia que ficou ainda tem de lidar com a culpa, de achar que foi ela quem passou a covid e matou a mãe e as irmãs. "Nosso desespero agora é para que Deus faça um milagre para a tia Darci, que ainda está internada, sair dessa. Se não a tia Zilá não vai suportar".

Mato Grosso do Sul bateu hoje o recorde de mortes, segundo boletim da secretaria estadual de saúde, foram 42 mortes nas últimas 24h.

Nos siga no Google Notícias