ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Exército lança amanhã 1ª etapa do sistema de monitoramento de fronteiras

Helio de Freitas, de Dourados | 12/11/2014 14:40
Aeronaves não tripuladas, chamadas como drones, serão usadas no sistema de monitoramento (Foto: Divulgação/Elbit)
Aeronaves não tripuladas, chamadas como drones, serão usadas no sistema de monitoramento (Foto: Divulgação/Elbit)

O Exército Brasileiro lança oficialmente nesta quinta-feira às 9h, em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Considerado um dos principais projetos estratégicos da força terrestre, o sistema foi elaborado em 2010 e 2011 e teve seu projeto-piloto instalado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Exército, o sistema enfatiza a presença de unidades das Forças Armadas na faixa de fronteira e impulsiona a capacitação da indústria nacional para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.

Os meios de sensoriamento do Sisfron serão instalados ao longo dos 16.886 quilômetros da faixa de fronteira, monitorando uma área de aproximadamente 27% do território nacional. Organizações subordinadas aos Comandos Militares da Amazônia, do Oeste e do Sul passarão a trabalhar de forma potencializada através do sistema.

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, subordinada ao Comando Militar do Oeste e escolhida para o projeto-piloto, possui a maioria de suas unidades nos 600 km da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. No mês passado, o ministro da Defesa Celso Amorim vistoriou a implantação do Sisfron em Dourados.

Nesta quinta-feira, além do lançamento oficial, a 4ª Brigada fará uma demonstração de como ocorrerá o monitoramento de fronteiras. A atividade será feita através do posto de bloqueio e controle de estradas instalado em Ponta Porã, cidade a 125 km de Dourados, na fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai). O Centro de Operações da Brigada fará o acompanhamento da ação em tempo real.

Conforme nota divulgada pelo serviço de comunicação do Exército, a cerimônia de lançamento oficial ocorrerá no pátio da 4ª Brigada, seguida de apresentações, exposição de material militar e demonstrações sobre a estrutura prática do sistema.

O Sisfron - Orçado em R$ 12 bilhões, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras é a tentativa do Exército brasileiro para fortalecer a capacidade de ação na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Segundo o Exército, o Sisfron é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo.

Basicamente o Sisfron é um conjunto integrado de recursos tecnológicos, como sistemas de vigilância e monitoramento, tecnologia da informação, guerra eletrônica e inteligência que, aliados a obras de infraestrutura, vão reduzir a vulnerabilidades na região fronteiriça.

Entende-se por “guerra eletrônica” qualquer tipo de ação que se utilize de ondas eletromagnéticas – base da comunicação feita por rádios, radares e satélites – para obter informações privilegiadas em relação a um eventual adversário.

Com previsão de ser totalmente instalado até 2021, projeto conta nesta fase piloto com 68 antenas de comunicação e uma infovia, infraestrutura de rede ótica de comunicações, construída para fornecer serviços de alta qualidade e precisão.

Durante sua visita a Dourados no mês passado, o ministro Celso Amorim disse que o Sisfron vai beneficiar não só a área de fronteira. “O sistema também permitirá enfrentar problemas que atingem grandes cidades, como drogas e contrabando de armas. Isso tudo com uma ampla consciência da importância da tecnologia e da indústria brasileira”.

O general Juarez Aparecido de Paula Cunha, do Comando Militar do Oeste do Exército, afirma o Sisfron dará apoio ao Plano Estratégico de Fronteiras do governo federal e ajudará a promover maior interação entre as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e inteligência. “O Sisfron permitirá a cooperação interagências e maior capacitação profissional. Além disso, o sistema vai contribuir para a geração de emprego e renda”.

Estimativa do Exército aponta que nos próximos anos devem ser gerados cerca mil empregos diretos e 4 mil indiretos com a instalação do novo sistema. O Sisfron também vai contribuir com o reaparelhamento das Forças Armadas na faixa fronteiriça, com a melhoria em infraestrutura e a aquisição de novos meios como armamento, viaturas e adestramento da tropa.

Com implantação conduzida pela empresa Savis Tecnologia, do grupo Embraer, o sistema que compõe o projeto piloto é composto por radares, sensores eletromagnéticos e optrônicos, componentes táticos e de comunicação satelital, infovias e centros de comando e controle.

Além de Dourados, outros três centros de operação estão sendo implementados nos quartéis de mais três cidades de Mato Grosso do Sul – Mundo Novo, Iguatemi e Caracol.

Primeira base do Sisfron funciona em Dourados e vai monitorar fronteira com o Paraguai (Foto: Divulgação/Jorge Cardoso)
Primeira base do Sisfron funciona em Dourados e vai monitorar fronteira com o Paraguai (Foto: Divulgação/Jorge Cardoso)
Nos siga no Google Notícias