ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Grupo de jovens guarani ganha prêmio nacional patrocinado pela Petrobras

Por Angela Kempfer | 23/12/2010 09:38
Grupo AJI, premiado na semana passada. (Dourados Agora)
Grupo AJI, premiado na semana passada. (Dourados Agora)

Dentre 1,8 mil inscritos de todo o País, o Grupo da Ação dos Jovens Indígenas de Dourados conquistou o 2º lugar na 3ª edição do Prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura e com apoio da Petrobras. A premiação foi an categoria Organização da Sociedade Civil, com projeto de áudio-visual e o grupo recebeu 25 mil reais.

Foram eleitos os melhores no Brasil em 4 categorias: Gestor Público, Grupo Informal, Organização da Sociedade Civil e Ponto de Cultura. O AJI integra alunos da etnia guarani.

“Não esperávamos essa conquista. Não levamos o primeiro lugar, mas a segunda classificação mostra que estamos no caminho certo, na promoção e desenvolvimento de atividades afirmativas com os jovens indígenas de Dourados”, disse a coordenadora do Grupo AJI, a professora Maria de Lourdes Beldi de Alcântara, da USP, em entrevista ao site Dourados Agora.

O Prêmio tem como objetivo mobilizar, reconhecer e divulgar práticas culturais realizadas em todo o país. Com o tema Cultura e Comunicação, a 3ª edição contemplou iniciativas que articulam cultura e comunicação no campo das artes e do patrimônio cultural.

O grupo mantém um jornal impresso bimestral e um blog, atualizado semanalmente. Todo o projeto visual do jornal, as fotos e textos são feitas pelos alunos que participam do projeto. Eles contam com o apoio de uma jornalista, que dá dicas e edita o conteúdo para que ele fique no formato jornalístico.

Nos informativos, são trabalhados diferentes conteúdos que envolvem a comunidade indígena, como problema familiar, drogas, bebida e meio ambiente.

O AJI já produziu cinco vídeos de curta-metragem, dois livros que retratam a realidade indígena por meio de fotos e uma cartilha sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. (Informações do Dourados Agora)