ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Mais duas cidades recusam vacina por baixa demanda

No total, 18 municípios não receberão mais vacinas contra covid-19 por estarem com estoque cheio

Adriel Mattos | 07/10/2021 14:45
Maior parte do último lote é composto por doses da vacina da Pfizer. (Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde)
Maior parte do último lote é composto por doses da vacina da Pfizer. (Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde)

Mais duas cidades de Mato Grosso do Sul não vão receber doses de vacina contra a covid-19 por estarem com estoques cheios. As prefeituras de Amambai e Douradina enviaram ofício à SES (Secretaria de Estado de Saúde) formalizando a recusa.

A lista, que inclui ainda Porto Murtinho, Ivinhema, Sidrolândia, Tacuru e Rio Brilhante, consta em resolução publicada na edição desta quinta-feira (7) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). Portanto, oito cidades não participam da divisão do 56º lote, com 100,6 mil doses.

Mais cedo, a SES informou que Anaurilândia, Aquidauana, Aral Moreira, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Terenos, Coronel Sapucaia, Japorã, Miranda, Rio Brilhante e Rochedo também não participarão da distribuição do 57º lote, que terá 37,4 mil doses de Comirnaty (Pfizer / BioNTech), a ser entregue no fim da tarde de hoje.

O lote anterior de 100,6 mil doses foi entregue na terça (5) e na quarta-feira (6). São 52,6 mil doses de Comirnaty e 48 mil da Vaxzevria (AstraZeneca / Oxford / Fiocruz).

No caso da vacina da Pfizer, 22,5 mil doses serão empregadas na aplicação da segunda dose (D2). 12,6 mil servirão para a terceira dose (D3) dos trabalhadores da saúde. 2,8 mil serão para vacinar adolescentes indígenas de 12 a 17 anos. A pasta recomendou às prefeituras que não utilizarem este imunizante em até dez dias.

Quanto à Vaxzevria, 25,9 mil será para D2 e 22 mil serão armazenadas na Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) como reserva técnica. As sobras também devem ser devolvidas à SES.

Além disso, a secretaria oficializou o repasse de 354 doses da Comirnaty para o Polo Base de Amambai do Distrito Sanitário Especial Indígena. Da reserva técnica, serão destinadas 80 doses de CoronaVac (Sinovac / Butantan) para primeira dose (D1) e D2, 20 doses para D2 em Ladário, 210 doses para D1 e D2 em Paraíso das Águas e 100 doses para D2 em Bataguassu.

Qualquer outra cidade que não tiver necessidade de receber mais doses deverá enviar ofício por meio do e-mail apoio.sgvs@saude. ms.gov.br. A SES reforçou que o município que não atingir 90% de aplicação das doses deste lote às 8h de 1º de novembro não receberá o incentivo financeiro.

Confira como fica a divisão de doses por município:

Divisão do 56º lote de vacinas contra covid-19.pdf

Nos siga no Google Notícias