ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

União reconhece emergência em mais uma cidade de MS devido as chuvas

Caroline Maldonado | 01/03/2016 09:20
Exército Brasileiro foi acionado para dar apoio à Defesa Civil no atendimento aos desabrigados (Foto: Nioaque Fotos)
Exército Brasileiro foi acionado para dar apoio à Defesa Civil no atendimento aos desabrigados (Foto: Nioaque Fotos)

O Governo Federal publicou hoje (1º) portaria que reconhece situação de emergência em Nioaque, a 179 quilômetros de Campo Grande. Em função das chuvas intensas e alagamentos, o Governo do Estado decretou emergência, no dia 28 de janeiro, para esse e outros sete municípios.

No dia 14 de janeiro, 15 famílias tiveram que deixar suas casas e o córrego Cavadonga transbordou e interrompeu o tráfego na BR-060, por duas horas. O Exército Brasileiro foi acionado para dar apoio à Defesa Civil no atendimento aos desabrigados. Estadas ficaram extremamente danificadas.

O bairro Bahia foi um dos mais atingidos pela chuva, que alagou casas e fez com que os moradores perdessem vários pertences. Na área rural, uma ponte no assentamento Uirapuru caiu e a cabeceira de outra ponte da aldeia Brejão cedeu. As condições das estradas afetaram a locomoção dos moradores e o transporte escolar.

Nioque está entre os 34 municípios que constam no Fide (Formulário de Informações do Desastre). A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vale também para cidades da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Mato Grosso do Sul tem 37 cidades em situação de emergência em função das chuvas, 21 delas tiveram reconhecimento pela União. No início deste mês, o governo estadual firmou contratos emergenciais de R$ 8,4 milhões, para atender a malha viária de 16 municípios. A BTG Empreendimentos, Locações e Serviços foi contratada para atender Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque, por R$ 1.500.940,07.

Nos siga no Google Notícias