ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Mantido fechamento de empresa pela lei do silêncio

Redação | 20/08/2010 17:28

A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul manteve a decisão de manter fechada uma empresa de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, que desrespeitou a lei do silêncio.

Durante sessão realizada na última terça-feira (17), os desembargadores negaram provimento ao recurso interposto pela empresária do ramo de entretenimento e emitiram voto contrário ao parecer da PGJ.

No entender do desembargador Dorival Renato Pavan, o desrespeito à lei do silêncio atormenta o cidadão. "Só quem foi ou é vítima da perturbação do sossego pode dimensionar os danos decorridos de shows e eventos artísticos realizados sem a observância da legislação, ferindo o direito ao silêncio, previsto em lei municipal", argumenta.

Sob a alegação da empresária, de que do salão de festas é que provinha o sustento de sua família, ele afirma que é necessário considerar primeiro a tranquilidade do cidadão que mora nas redondezas do estabelecimento.

Ele ressaltou que a legislação municipal fixa um limite para a propagação do som no período noturno, mas que isso não costuma ser observado pelos empresários do ramo.

Ao finalizar o voto, ele ressaltou que a pretensão da empresaria de continuar organizando shows não é uma medida adequada e razoável, pois não há como os órgãos públicos aferirem e fiscalizarem o grau de ruído emitido pelo agente poluidor.

O desembargador Rêmolo Letteriello, cujo voto acompanhou o de Pavan, lembrou que há o agravante de problemas verificados no entorno dos estabelecimentos que não respeitam a lei do silêncio, pois eles costumam ser ocupados por pessoas que promovem algazarras, brigas, e até disparo de arma de fogo.

Ele também ressaltou que há empresários que constituem empresa, pedem alvará e depois de conseguir desvirtuam seu fim. Sob esse entender a 4ª turma manteve a liminar concedida ao MPE (Ministério Público Estadual) pelo fechamento da empresa.

Barulho - o MPE ingressou com ação civil pública requerendo a interdição do estabelecimento Gilson Festas e a proibição de realização de eventos até o julgamento final da demanda, além da suspensão dos efeitos de eventual alvará concedido pelo Município de Três Lagoas. Em 1º grau foram antecipados os efeitos da tutela e a Justiça determinou a interdição do local, o que motivou o recurso da empresária.

De acordo com os autos, a empresária constituiu empresa para realizar eventos e com isso passou a tirar o sossego dos vizinhos por conta da ausência de contenção acústica e da sonorização eletrônica e ao vivo ofendendo a lei do silêncio.

A alegação dos empresários, que foi negada pelo TJ/MS, era de que eles dependem do aluguel do estabelecimento para prover o sustento da família.

Nos siga no Google Notícias