A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

27/02/2018 14:15

Mulher consegue exclusão de perfil hackeado em rede social na Justiça

Juiz determinou que empresa apague o perfil, porém descartou indenização por danos morais

Gabriel Neris

A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que uma empresa de mídia e rede social exclua o perfil de usuária que teve a conta hackeada. A decisão é do juiz Thiago Nagasawa Tanaka, da 1ª Vara Cível de Campo Grande. Os nomes da vítima e da empresa foram preservados, já que o processo corre em segredo de justiça.

A vítima alegou que tinha sido hackeada por um amigo, morador de Poá (SP), que excluiu a mulher da rede de contatos, invadiu o perfil e agiu como se fosse a autora, encaminhando mensagens para outros contatos. A mulher teve o número de celular descoberto e passou a receber ameaças.

Na ação a mulher informou que tentou excluir o perfil, porém não conseguiu, procurando o Poder Judiciário. A vítima também pediu a exclusão das informações da máquina usada para hackear o perfil e o pagamento de indenização por danos morais.

A exclusão do perfil foi atendido, porém a empresa responsável informou que era impossível saber qual máquina foi utilizada pelo invasor. A justificativa é de que não armazena este tipo de informação.

O magistrado entendeu que a empresa responsável pela rede social não responde por conteúdos ilegais publicados por terceiros. “Apenas quando certificados dos dados ilegais é que lhes surge a obrigação de retirar o material do ar, sob pena de responderem em solidariedade ao autor direto da ofensa”.

“Assim, ante a inexistência de provas em relação a inércia da requerida em excluir o perfil da autora quando de sua intimação […] e, consequentemente, a ausência de responsabilidade, o pedido de indenização por danos morais não procede”, completou o juiz.

Ministério abre consulta sobre Plano Nacional de Segurança Pública
O Ministério da Segurança Pública lançou hoje (19) uma consulta pública sobre o plano nacional do setor. O documento, intitulado Plano Nacional de Se...
Com 3 chances na semana, amanhã a Mega-Sena pode pagar até R$ 17 milhões
Excepcionalmente nesta semana em que a Mega-Sena terá três sorteios, amanhã (20) a bolada a ser sorteada é de R$ 17 milhões para quem acertar as seis...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions