ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Mulher consegue exclusão de perfil hackeado em rede social na Justiça

Juiz determinou que empresa apague o perfil, porém descartou indenização por danos morais

Gabriel Neris | 27/02/2018 14:15

A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que uma empresa de mídia e rede social exclua o perfil de usuária que teve a conta hackeada. A decisão é do juiz Thiago Nagasawa Tanaka, da 1ª Vara Cível de Campo Grande. Os nomes da vítima e da empresa foram preservados, já que o processo corre em segredo de justiça.

A vítima alegou que tinha sido hackeada por um amigo, morador de Poá (SP), que excluiu a mulher da rede de contatos, invadiu o perfil e agiu como se fosse a autora, encaminhando mensagens para outros contatos. A mulher teve o número de celular descoberto e passou a receber ameaças.

Na ação a mulher informou que tentou excluir o perfil, porém não conseguiu, procurando o Poder Judiciário. A vítima também pediu a exclusão das informações da máquina usada para hackear o perfil e o pagamento de indenização por danos morais.

A exclusão do perfil foi atendido, porém a empresa responsável informou que era impossível saber qual máquina foi utilizada pelo invasor. A justificativa é de que não armazena este tipo de informação.

O magistrado entendeu que a empresa responsável pela rede social não responde por conteúdos ilegais publicados por terceiros. “Apenas quando certificados dos dados ilegais é que lhes surge a obrigação de retirar o material do ar, sob pena de responderem em solidariedade ao autor direto da ofensa”.

“Assim, ante a inexistência de provas em relação a inércia da requerida em excluir o perfil da autora quando de sua intimação […] e, consequentemente, a ausência de responsabilidade, o pedido de indenização por danos morais não procede”, completou o juiz.

Nos siga no Google Notícias