ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Pelo domínio da fronteira, guerra entre facções faz quarta vítima no ano

A última morte atribuída ao PCC aconteceu neste sábado; Rudnei foi encontrado decapitado em uma estrada vicinal

Geisy Garnes | 08/10/2017 10:50
Local onde corpo de Rudnei, a vítima mais recente, foi encontrado, no Indubrasil (Foto: Direto das Ruas)
Local onde corpo de Rudnei, a vítima mais recente, foi encontrado, no Indubrasil (Foto: Direto das Ruas)

A execução de Rudnei da Silva Rocha, o “Babidi”, encontrado decapitado em uma estrada vicinal do bairro Indubrasil em Campo Grande, neste sábado (7), é mais uma demonstração da guerra entre facções que se intensifica a cada dia em Mato Grosso do Sul.

Mesmo com as investigações no início, a polícia já trata o caso como um acerto de contas dos grupos rivais e soma a morte do rapaz, de 22 anos, às das vítimas da disputa de território entre PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho.

Desde o começou do ano, quatro pessoas foram mortas de forma violenta depois de passarem pelo tribunal do crime do PCC. Na Capital, Richard Alexandre Lianho, Fernando Nascimento dos Santos e Mauro Éder Araújo, o “Fininho”, foram executados a mando dos líderes das facções e tiveram a morte gravada.

Richard foi morto em fevereiro. Assumidamente do Comando Vermelho, foi condenado pela facção rival depois de se envolver com a mulher de um integrante do PCC, que cumpria pena na Máxima de Campo Grande. Por videoconferência, o rapaz teve o destino decidido por líderes de todo o país, foi levado para a cachoeira do Céuzinho e assassinado a tiros.

Já morto, os suspeitos do crime tentaram esquartejar o corpo. Em vídeo divulgado pelos próprios autores é possível ver o momento em que eles tentam decapitar Richard e também cortar seus braços.

Dois adolescentes e um jovem foram presos pelo homicídio e já passaram pela primeira audiência na 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Richard, morto em fevereiro desde ano, teve a execução gravada (Foto: Reprodução do vídeo)
Richard, morto em fevereiro desde ano, teve a execução gravada (Foto: Reprodução do vídeo)

Mauro Éder Araújo foi julgado pelo PCC e condenado à morte após passar seis dias em cárcere privado. Ele teria traído a facção e repassado informações sobre transação de drogas ao Comando Vermelho. Assim como Richard, Fininho teve a execução filmada e as imagens divulgadas na internet.

Fininho desapareceu em maio e seu corpo só foi encontrado 20 de julho. A investigação coordenada pela DEH (Delegacia de Repressão aos Crimes de Homicídio) prendeu 12 pessoas.

Doze foram presos e quatro adolescente apreendidos pela morte de Fininho (Foto: João Paulo Gonçalves/Arquivo)
Doze foram presos e quatro adolescente apreendidos pela morte de Fininho (Foto: João Paulo Gonçalves/Arquivo)

Fernando Nascimento foi esquartejado, teve o coração arrancado e foi abandonado na rua Engenheiro Paulo Frontim, 150 metros do anel viário, no Jardim Los Angeles, no dia 15 de agosto. Toda a morte foi gravada e divulgada. Três foram presos e afirmaram que mataram o rapaz por ele ser da facção rival.

Os suspeitos ainda alegaram que só cometeram o homicídio depois que receberam autorização dos líderes do PCC, que decidiram a morte em um julgamento e que o vídeo garantia poder a eles nos presídios. “O Comando Vermelho não tem vez com nós, não tem vez na Capital. O verdadeiro crime é o 15.3.3”, afirmou um dos presos para a imprensa, em alusão ao número que indica as iniciais do PCC.

Em todos os casos, as vítimas foram forçadas a gravar mensagens pedindo desculpa ao PCC e exaltando a organização criminosa.

No último dia 30, o corpo de Leoni de Moura Custódio, de 18 anos, foi encontrado decapitado e carbonizado no aterro sanitário de Campo Grande. Apesar da violência característica das execuções  feitas por facções, a polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas por tráfico de drogas. O caso ainda é investigado.

Os três presos por esquartejar Fernando (Foto: Marcos Ermínio)
Os três presos por esquartejar Fernando (Foto: Marcos Ermínio)

Outros casos– No dia 26 de abril, Danilo Fidel Martins Paulo foi assassinato a tiros e facada por integrantes do PCC em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande. Cinco pessoas foram presas pelo crime e contaram à polícia que a vítima foi condenada a morte pelo tribunal do crime da facção.

Além das mortes, sequestros orquestrados pelo PCC e tentativas de assassinato foram registrados em Campo Grande. Em julho, um homem foi morto a tiros e outro ferido supostamente durante uma execução ordenada pela organização criminosa.

O sobrevivente do crime, identificado como Kalbergue da Silva Moraes de 22 anos, afirmou para a polícia foi confundido por um integrante do Comando Vermelho e por isso foi sequestrado e mantido em cativeiro pelo grupo rival. Depois de ouvir que seria morto, reagiu e conseguiu escapar, mas foi atingido por um tiro.

Em setembro, Renan Filipe Rocha Menezes foi sequestrado por cinco homens na região das Moreninhas, esfaqueado, baleado e deixado na Rua Cabreúva, no Bairro Paulo Coelho Machado.
O rapaz não quis entrar em detalhes sobre a identidade dos autores, mas contou a polícia que faz parte do CV (Comando Vermelho) e que os sequestradores são do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Casa em que Kalbergue afirma ter sido mantido em cativeiro (Foto: André Bittar)
Casa em que Kalbergue afirma ter sido mantido em cativeiro (Foto: André Bittar)

Entenda – A guerra entre facções em Mato Grosso do Sul se intensificou após a morte do traficante Jorge Rafaat Toumani, no mês de junho de 2016, em Pedro Juan Caballero, fronteira de Ponta Porã com o Paraguai - distante cerca de 323 quilômetros de Campo Grande. Desde então os grupos disputam o controle da fronteira entre o Brasil e o Paraguai, local fundamental para o crime organizado.

As facções são inimigas e têm origem distintas: o PCC veio dos presídios de São Paulo e o CV das penitenciárias do Rio de Janeiro. Se espalharam pelo país, e por Mato Grosso do Sul, com a troca de presos entre as unidades prisionais e também com a atuação das quadrilhas nas regiões fronteiriças, em buscas de drogas, armamento e ainda por meio da lavagem de dinheiro.

Em dezembro, motins na Máxima de Campo Grande e ameaças públicas deixaram ainda mais evidentes o clima de tensão entre os grupos. O conflito causou a transferência de vários integrantes do Comando Vermelho das penitenciárias da Capital em uma tentativa de evitar mortes e rebeliões.

Desde o início da guerra, o Campo Grande News ouviu várias fontes que confirmam a existência da disputa por território. Uma delas é secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson da Silva, que entrevista à Folha de São Paulo em agosto do ano passado já dizia que o estopim  foi a morte do traficante Jorge Rafaat Toumani, em junho de 2016. 

O Acre também passava por período de forte aumento da violência. “Tem hoje uma situação instalada no país, de guerra entre facções, e um comando dado no Rio de Janeiro ou em São Paulo acaba provocando uma onda em todos os Estados. Isso é absolutamente inaceitável", disse Silva à época. 

Armas usadas na execução de Jorge Rafaat (Foto: Arquivo)
Armas usadas na execução de Jorge Rafaat (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias