ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Refrigerante é o sexto alimento mais consumido por adolescentes, diz pesquisa

Amanda Bogo | 07/07/2016 18:05
Refrigerante é o sexto na lista com 20 alimentos mais consumidos por adolescentes (Foto: Agência Brasil)
Refrigerante é o sexto na lista com 20 alimentos mais consumidos por adolescentes (Foto: Agência Brasil)

Refrigerante é o sexto alimento mais consumido por adolescentes de 12 a 17 anos. A informação é do ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes) realizado pelo Ministério da Saúde e pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O levantamento foi feito com base escolar em 124 municípios, onde foram ouvidos cerca de 75 mil estudantes em 1.247 escolas. Foram listados os 20 alimentos mais consumidos pelos adolescentes, e 44,97% disseram consumir a bebida, que está à frente de itens como hortaliças e tubérculos.

O perfil alimentar do adolescente mostra que 45,8% das meninas e 45% dos meninos de 12 e 13 anos tomam refrigerante. Na faixa etária de 14 a 17 anos, a porcentagem é de 44,5% e 44,9 %, respectivamente, e frutas não constam na relação dos 20 alimentos.

O item mais consumido é o arroz/preparações, com 81,75%. Em seguida estão feijões e leguminosas, pães, sucos, carnes/preparações, refrigerantes, doces e sobremesas, café, frango/preparações, hortaliças, massas/preparações, biscoitos doces, óleos e gorduras, tubérculos, salgados frios e assados, carnes processadas, bebida láctea, queijo e outros produtos lácteos, biscoitos salgados, bolos e tortas.

Dados - Dos adolescentes ouvidos, 100% consome vitamina E e cálcio abaixo do adequado; 48,5% disseram que "sempre ou quase sempre" tomam café da manhã, e 21,9% nunca tomam; 48,2% tem o hábito de ingerir cinco ou mais copos de água por dia; 68% "sempre ou quase sempre" fazem refeição com os pais ou responsáveis; 80% consomem sódio acima dos limites máximos recomendados.

O percentual de adolescentes que "sempre ou quase sempre" assistem TV enquanto realizam as principais refeições foi de 62% no Centro-Oeste. Nacionalmente, 56,6% disseram comer em frente a tv, 39,6% consomem petiscos em frente às telas com a mesma frequência e 73,5% passam duas ou mais horas por dia em frente às telas (TV, computador e videogame).

Perfil alimentar do Adulto - O estudo traz ainda um breve perfil alimentar dos brasileiros adultos com dados do Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) de 2015, feito com maiores de 18 anos nas Capitais do país, e mostra que os brasileiros comem doces e refrigerantes em excesso.

Refrigerantes ou sucos artificiais são consumido diariamente por 19% dos entrevistados. A apuração mostra que 64,8% dos brasileiros consomem feijão quase todos os dias; 37,6% da população adulta consome frutas e hortaliças regularmente; 31,1% tem o hábito de consumir carnes com excesso de gordura; 20,1% consomem doces quase todos os dias; 19% consomem refrigerantes ou sucos artificais quase todos os dias, percentual maior entre homens 22,4% e 16,1%. 15,5% substituem o almoço ou jantar por lanches.

Nos siga no Google Notícias