ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Assim será a casa do futuro

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/10/2018 12:38
Assim será a casa do futuro

Tudo girará em torno da cozinha. Os móveis serão todos muito móveis, exceto o sofá. Teremos um assistente virtual. A academia será no banheiro. A casa do futuro está no Salão dos Móveis de Milão, o centro mundial da arquitetura residencial e de mobiliário.

O companheiro de apartamento será virtual.

Alexa, da Amazon. Google Assistant. Siri, da Apple. Cortana, da Microsoft. Os assistentes virtuais serão nossos próximos companheiros de apartamento. Mas, diferentes dos humanos, não teremos de dividir as tarefas: eles se encarregaram de todas. A "domótica" - robótica residencial - será tão sofisticada que nos esqueceremos dos botões. Bastará nossa voz para darmos ordens para tornar nossa casa mais confortável. Ou, inclusive, para transformar a distribuição dos móveis em segundos. Hoje você não quer a cozinha no lugar onde ela costuma se situar? Transforme-a em um dormitório. E cozinhe na sala.

Assim será a casa do futuro

"Sofacentrismo": o sofá no centro do cosmo doméstico.

O único objeto imóvel de toda casa será o sofá. Ele será o centro de um cosmo que será rodeado de outros objetos que estarão em pontos indeterminados, mudando sempre. Banquetas, mesinhas auxiliares que fazem as vezes de mesa de centro, enormes telas. O sofá será a peça de conversação, de descanso mais importante. As pessoas deixarão de dizer: "vou a minha casa" e passarão a falar: "vou a meu sofá". Ainda resta um debate entre conforto e desenho dos sofás no Salão de Milão. Mas o conforto está ganhando.

Assim será a casa do futuro

Bem vindos à idade de ouro da decoração.

Com o auge das cadeias como Zara Home ou Ikea, a decoração já não é para milionários e sim para todo mundo. Empresas tradicionalmente dedicadas à moda conseguiram transformar a compra de objetos de decoração em um ato "esportivo", dizem os expositores de Milão. As empresas estão construindo um universo completo, desde a roupa aos móveis e perfumes. A tendência agora é conetar tudo em uma só loja. E não são apenas as lojas para a classe média. Firmas para os endinheirados, como Hermés, aderiram a essa nova performance da moda. Estão criando tecidos, porcelanas, banquetas, jarros......

Assim será a casa do futuro

A cor da casa estará em acordo com suas emoções.

"A cor está com o humor". Essa é a palavra de ordem de Milão no que se refere à cor dos apartamentos. Se está chateado, a cor da casa ficará celeste ou amarela. Se tens fome, a casa fica vermelha. É genial poder jogar com a luz - com um simples comando de voz - para que lâmpadas mudem a cor de tua casa. Estão chamando essa mudança de "desenho emocional". Acrescentem o aroma indicado a teu humor... e, pronto, está montado o "design emocional".

Assim será a casa do futuro

Os banheiros são os novos ginásios.

Um TRX junto ao toalheiro ou uns pesos ao lado do lavabo. Os banheiros não cresceram no novo apartamento, mas se acomodaram aos novos hábitos saudáveis de seus inquilinos, que estão relacionados com os cuidados pessoais e com o relaxamento. Além disso, o banheiro virou uma zona de vários espelhos.

Assim será a casa do futuro
Nos siga no Google Notícias