ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Momento Saúde Bucal

Afta crônica ou recorrente é sinal de alerta

Marco Polo Siebra (*) | 23/08/2022 15:22

Olá! Hoje tenho um assunto que não é levado a sério pela maioria das pessoas, mas pode ser um incômodo e tanto na vida de quem sofre com este problema: as aftas. Mais especificamente, vou falar sobre a afta recorrente, que é uma condição na qual a afta costuma retornar com uma certa frequência.

As aftas são aquelas pequenas úlceras ou lesões que aparecem na parte interna da boca. Geralmente, causam dor e incômodo, e somem após alguns dias. Isso já é suficiente para dar raiva, não é mesmo? Mas, e quando se passam duas, até três semanas e elas não somem? E o pior: e quando você parece ter sempre novas aftas surgindo?

Essa condição da afta recorrente não tem uma única causa conhecida. Costuma ser uma união de fatores, que passam por deficiências imunológicas, falta de vitaminas (principalmente a vitamina C) e, até mesmo, reações a alguma coisa que você esteja consumindo.

O tratamento, por sua vez, não é específico. Além dos cuidados de higienização, reposição de vitaminas para o fortalecimento do sistema imunológico, há certos tipos de alimentos, como os muito ácidos como: laranja, abacaxi, limão e outros, que devem ser evitados. Nos casos de dor extrema, procure seu dentista para ele te ajudar com as soluções para reduzir o problema.

Mas atenção ao sinal de alerta: o excesso de duração ou de aparecimento das aftas pode indicar algum problema imunológico ou de desequilíbrio do seu corpo. Por isso, é importante contar com ajuda! Procure seu dentista de confiança para observar isso de perto.

Gostou de saber mais sobre aftas e quer conferir mais informações sobre a saúde da sua boca?

Confira o meu Instagram, @marcopolosiebra e veja os vídeos que eu já produzi por lá e receba as novidades que estão por vir!

Até mais e um abraço!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias