28/10/2012 21:03

A cidade que Bernal vai administrar, em números

Nícholas Vasconcelos
É do Paço Municipal que o prefeito vai administrar a grandeza os desafios de Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)É do Paço Municipal que o prefeito vai administrar a grandeza os desafios de Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Centro geográfico e político de Mato Grosso do Sul, Campo Grande protagonizou as eleições municipais de 2012 no Estado com a disputa entre os candidatos Alcides Bernal (PP) e Edson Giroto (PMDB). Os 561.630 eleitores da cidade são os únicos entre os sul-mato-grossenses que puderam estender a disputa por mais 21 dias para melhor escolher que vai ocupar o Paço Municipal.

(Foto: Minamar Jr)(Foto: Minamar Jr)

População 

Com 805.397 habitantes a Cidade Morena é a 17ª maior Capital brasileira, segundo a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 11,6 bilhões, 15º entre as Capitais e concentra 36,4% do comércio e 33% das indústrias do Estado.

Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Minamar Jr)Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Minamar Jr)

Orçamento

Conforme a prospota entregue para a Câmara de Vereadores, o orçamento de Campo Grande para 2013 está previsto em R$ 2,7 dois bilhões. Na comparação com o orçamento 2012,o aumento é de 15,43%. O investimento maior será na área da saúde, com 29,13% do total, seguido pelo transporte e urbanismo com 28,22% e, em terceiro, a educação com 25,38%.

Bairro Aero Rancho (Foto: João Garrigó)Bairro Aero Rancho (Foto: João Garrigó)

Onde mora mais gente

A região mais populosa da cidade é o Anhanduizinho, que reúne bairros como Aero Rancho, Los Angeles, Pioneiros e que tem 185.558 moradores. Em segundo lugar, está e a região do Bandeira, onde estão as Moreninhas, Universitário, Tiradentes, e que concentra 113.118 pessoas.

Distrito de Inhanduí (Foto: Divulgação)Distrito de Inhanduí (Foto: Divulgação)

Dois distritos

O distrito de Anhanduí tem 4.267 moradores e reivindica emancipação. Há ainda o distrito de Rochedinho, com 1.093 pessoas.

Posto de Saúde do Coronel Antonino (Foto: Minamar Jr)Posto de Saúde do Coronel Antonino (Foto: Minamar Jr)

Saúde, um problema

Bastante discutida nessas eleições, a saúde é apontada como um dos desafios do novo administrador da cidade. Conforme estudo divulgado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), Campo Grande tem 570 mil usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) atendidos por 1.418 médicos, uma relação de 2,48 profissionais por mil habitantes. Essa proporção coloca a cidade como a 7ª  entre as Capitais nessa relação de desigualdade.

Acidente envolvendo carro e ônibus (Foto: Arquivo)Acidente envolvendo carro e ônibus (Foto: Arquivo)

Caros demais, acidentes também

O novo administrador também terá de solucionar o problema do trânsito, que segundo o Detran (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) reúne 40% de todos os veículos do Estado.  São mais de 218 mil carros, 123 mil motos e 37 mil caminhonetes e um índice de violência que só este ano matou mais de 100 pessoas.

imagem transparente