ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Juíza nega retirada do ar de notícia sobre operação

Nyelder Rodrigues, Marta Ferreira, Gabriela Couto e Gabriel Neris | 23/06/2021 06:00
Integrantes de força-tarefa que fez operação no Tribunal de Contas do Estado na frente do prédio. (Foto: Divulgação)
Integrantes de força-tarefa que fez operação no Tribunal de Contas do Estado na frente do prédio. (Foto: Divulgação)

Liberdade de imprensa - A juíza Mariel Cavalin dos Santos rejeitou pedido da defesa de Carlos Alberto Duro, o "Carlinhos Duro", para tirar do ar reportagens sobre ele, decorrentes da operação "Mineração de Ouro", da Polícia Federal. Na ação, Duro foi citado por causa de transação imobiliária suspeita com o conselheiro Osmar Jerônymo. Ele reclama de ter sido citado como pessoa já condenada por tráfico, apontada como "braço-direito" de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, na década de 2000.

Há meios - No pedido, Carlinhos Duro argumenta que a sentença contra ele foi derrubada em segundo grau na Justiça Federal e pede a retirada das reportagens do ar em caráter de urgência. A magistrada disse que isso seria censura, entendimento já pacificado pelo STF (Superior Tribunal de Justiça), e mandou o caso para a conciliação entre as partes.

Seco – Devido à estiagem de 75 dias, os deputados estaduais reconheceram estado de calamidade pública em Ivinhema, município a 282 quilômetros de Campo Grande. Na Bacia do Rio Paraná, o município integra a região do país que enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Prejuízos – Em âmbito nacional, a Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 17 cidades do País por conta de desastres naturais. Por conta da estiagem, Deodápolis, a 252 km da Capital, faz parte dessa relação de municípios que pode solicitar recursos para atendimento à população atingida.

Essencial – Foi aprovado em primeira discussão e votação o projeto de lei reconhecendo como essenciais as atividades prestadas pelos profissionais da área de saúde. Estão incluídos cabeleireiros, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, micropigmentadora, bronzeamento, depilador, maquiador e atividade afins.

Lista aumenta – Durante a votação, os parlamentares aproveitaram para defender a inclusão de outras categorias nessa condição de essencial. Entrariam funcionários de mercados, restaurantes, mototaxistas e jornalistas. Os projetos tramitam de forma regular.

Trabalhador? – O vereador Tiago Vargas foi às redes sociais questionar a campanha de jornalistas para entrar no grupo de prioridades da vacinação. "E o trabalhador que acorda às 5h e tem que pegar transporte público precário?", questiona, sem saber horário de entrada e o meio de locomoção dos profissionais.

A pedido - O Secretário de Assuntos Legislativos e Jurídicos da Assembleia Legislativa, Luiz Henrique Volpe Camargo pediu exoneração do cargo. Ele vai em breve concorrer a vaga no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). No lugar deixado por ele na Assembleia, assume Fabio de Oliveira Camilo.

No Face - O deputado federal Loester Carlos (PSL), conhecido também como Tio Trutis, andou recebendo duras críticas nas redes sociais e de pronto deu respostas aos eleitores. Ao reclamar de supostos ataques que vem sofrendo, um eleitor postou. "Você deve ser muito importante para ser alvo de tantos ataques a sua integridade moral".

Simples - Em resposta, Trutis afirma que é apenas "um filho de merendeira com um pintor de paredes que virou deputado federal" e ainda acrescenta. "Quantas famílias poderosas e com ligação ao crime organizado perderam pra mim".

Nos siga no Google Notícias