ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Enquanto muitos deixam filho fazer tudo, mãe proíbe game sem medo

Mãe dialogou com filho sobre game que estimulava suicídio; E psicóloga alerta sobre os cuidados nesta pandemia

Thailla Torres | 03/05/2021 07:10
Ao lado do filho Murilo, Dilma é a mãe que não tem medo de estar no controle. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ao lado do filho Murilo, Dilma é a mãe que não tem medo de estar no controle. (Foto: Arquivo Pessoal)

A situação imposta pela pandemia fez o consumo de jogos on-line disparar e o mercado de games só cresce. Com o isolamento social, aulas escolares remotas e a meninada em casa, fica difícil algum pai ou mãe se desvencilhar dos eletrônicos quando o assunto é a diversão dos filhos. A tendência é deixar jogar o que quiser. Entretanto, nem todo mundo pensa assim. Por mais campeão que o filho seja e podendo deixá-lo entretido por longas horas, há quem decidiu ir contra a corrente e proibir alguns jogos.

A psicóloga Simone Cougo explica que a preocupação e olhar atento aos jogos dentro ou fora da pandemia é importante. "Os jogos podem causa dependência e comprometer áreas da vida da criança ou do adolescente", destaca.

A jornalista Dilma Bernardes, de 48 anos, é uma mãe que nunca passou da primeira fase de nenhum jogo do Atari. Tentou jogar Enduro, Frostibite, Pac Man e   Space Invaders, não deu. Passava horas vendo seus irmãos ultrapassando carros, invadindo o espaço e pulando blocos de gelo. A interação deles a instigava mais do que segurar o joystick.

Hoje seu controle é outro. Ela tem um filho gamer. Mergulhados dentro de casa, mãe e filho têm um mundo na telinha do celular, computador e vídeo game. E com essa mania de assistir aos jogos Dilma descobriu que seu filho estava quase se tornando um milionário no GTA  V (Grand Theft Auto). Chegou a comemorar. Um tiro aqui, outro ali, uma roupa suja de sangue e vários comandos: Roube um carro, roube uma arma, roube dinheiro, roube carga, fuja da polícia.

“Achei que estivesse estimulando a estratégia e criatividade de uma criança de 9 anos. Até que o jogador que era ele mesmo, pula de um prédio e morre intencionalmente. Suicídio. Se quiser, pare de ler e dá uma busca! Não faltam códigos ensinando como fazer e do melhor jeito”, revela a mãe.

O universo gamer sempre fascinou Dilma e por isso ela está ao lado das escolhas do filho, tentando entender, tentando interagir. “É alucinante, instigante o estímulo a imaginação, criatividade, concentração. É um lugar onde a diversidade habita, você pode ser o que quiser. Não há limites”, descreve. Mas, fora dos games, a banalização da vida ou da morte está tão real, tão próxima, que ter isso também no mundo virtual para a jornalista é estimular as duas pontas, tensionar demais o elástico. Por isso, ela resolveu agir.

“Precisei ser clara. Esse jogo não é para você”, conta sobre o momento em que proibiu o filho de continuar o jogo que há tempos ele domina e divide conquistas com amigos virtuais.

Murilo, apesar de gostar e dominar o jogo, escolheu compreender e respeitar a decisão da mãe.
Murilo, apesar de gostar e dominar o jogo, escolheu compreender e respeitar a decisão da mãe.

A censura do GTA é para maiores de 18, ainda faltam 9 anos para Murilo Bernardes de Amorim chegar a isso. “Quantos suicídios estimulados até lá?”, questiona-se a mãe. Alguns países tiveram a versão 4 do jogo proibidas. Argentina, Austrália e Tailândia são alguns deles.

O jeito foi sentar e conversar com o filho. Dilma foi clara sobre os motivos que levaram à proibição do jogo. “Aqui eu estou no controle. Desde quando ele era pequeno fico cuidando dos conteúdos. Sugiro coisas que vão alegrar, que fuja do que é violento. Esse filtro eu e o pai dele sempre buscamos”.

Além de proibir, Dilma conversou abertamente sobre depressão, suicídio, temas que ainda enfrentam um muro de resistência para serem discutidos. “Falamos sobre o sentido da vida e o quanto é importante pedir ajuda. Não dá pra resolver os problemas da vida pulando de um prédio e não posso deixar um jogo estimular isso. Agora ele é criança, mas ele já entende, por isso, cortei o barato dele”, diz a mãe.

Conversa necessária - A psicóloga Simone Cougo reforça que esse diálogo é essencial. "A restrição é importante porque na grande maioria dos casos, a dependência de jogos eletrônicos é acompanhada de problemas sociais, psicológicos ou psiquiátricos".

Inicialmente se pensava que o uso de jogos era uma forma da pessoa treinar habilidades, mas estudos atuais, conforme a psicóloga, mostram que a violência de jogos eletrônicos pode aumentar a excitação psicológica e diminuir a empatia comportamental pró-social. "Não se fala sobre uma ligação entre jogos violentos e o aumento do comportamento agressivo, e sim, como um fator de risco para a agressividade", destaca.

Murilo agora escolhe games de aventura e luta que fazem parte da faixa etária.
Murilo agora escolhe games de aventura e luta que fazem parte da faixa etária.

Apoio do filho - Murilo não nega o apreço pelo jogo, mas afirma, todo sorridente, que compreendeu e apoiou a decisão da mãe. E nem teve receio de explicar aos amigos que dali pra frente jogaria outros games. “Eu estava muito feliz por jogar com meus amigos, mas ela veio e falou essas coisas. Eu compreendo muito isso, então eu falei com meus amigos”, conta.

Hoje ele busca outros jogos de aventuras, lutas, que se encaixam na faixa etária e seguem supervisionados pela mãe.

Dilma sabe que seria mais fácil soltar e deixar Murilo no jogo à vontade, mas na trajetória de mãe escolheu também educar. “Vi ele tristinho, estava se divertindo. Mas qual o meu papel? Eu preciso estimular essa diversão e ela virá”, diz.

Para outras famílias, o que pode parecer difícil, Dilma dá uma dica. “Um aprendizado real é: como se frustrar? Como reagir quando isso acontecer, porque vai acontecer. Aqui, na real tenho visto crianças e jovens que não sabem perder, só querem vencer. Aqui, não dá para ter uma recarga e ou um botão de uma Store e completar com o que precisa e depois pedir mais no cartão. O que precisa é estar atento, próximo e conversar, fazer entender”, pontua.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias