ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
ABRIL, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Ninguém segura a Edna, que fez 90 metros de rapel aos 80 anos

Aventureira encarou o desafio ao lado do neto; o local abriga a maior descida por corda em plataforma do país

Por Natália Olliver | 14/04/2026 11:07
Ninguém segura a Edna, que fez 90 metros de rapel aos 80 anos
Aos 80 anos, Edna realiza sonho e faz rapel de 90 metros na Boca da Onça (Foto: Arquivo pessoal)

“Era um sonho. Realmente um sonho.” Edna Joana Duarte Slavec, de 80 anos, não faz muita cerimônia pra contar o que viveu no último fim de semana. Depois de anos indo até a Boca da Onça, em Bodoquena, ela finalmente fez o que faltava: desceu o rapel de 90 metros, considerado o maior de plataforma do Brasil. E sem medo. “Não fiquei com medo, nem um pingo”, diz.

Edna trabalha há 25 anos com turismo e sempre teve uma relação próxima com os destinos de Mato Grosso do Sul. “Sempre gostei de aventuras e coisas diferentes. Trabalho com a Fundação há 25 anos, fiz especialização em turismo. Conheço bastante o Estado.”

Ninguém segura a Edna, que fez 90 metros de rapel aos 80 anos
Aventureira encarou o desafio ao lado do neto. O local abriga a maior descida por corda em plataforma do país(Foto: Arquivo pessoal)

Ela já tinha ido várias vezes à Boca da Onça, mas nunca conseguia fazer o rapel. “Eu já fui na cachoeira inúmeras vezes e nunca conseguia, porque tinha que fazer em dupla. Não tinha ninguém pra fazer comigo.”

Até que comentou com a família que ainda queria realizar dois sonhos. “Eu disse que só faltavam duas coisas na vida: ir a Dubai e fazer o rapel lá.”

A viagem internacional chegou a ser marcada, mas foi adiada. “No dia que eu estava indo pra Dubai, começou a guerra.” O convite veio de casa e o rapel acabou acontecendo de outro jeito. O neto, Mateus Slavec Estevão, de 30 anos, chamou. “Meu neto me chamou, disse que ia no domingo e que faria o rapel comigo.”

Ele topou na hora e ela também. “Ele gosta muito de aventura, puxou pra mim. Gosta de mata, natureza, paisagem.”

O passeio não foi leve. Além do rapel, eles fizeram toda a trilha da Boca da Onça, com cerca de 4,5 km e centenas de degraus. “Fizemos a trilha toda, de duas a três horas. Muito divertido. O guia é realmente incrível, eles são profissionais, instruídos. Eu viajo bastante e sei.”

Ninguém segura a Edna, que fez 90 metros de rapel aos 80 anos
Neto Mateus que topou aventura com a avó (Foto: Arquivo pessoal)

No momento da descida, ela decidiu ir no próprio ritmo. “A gente que decide a rapidez. Fui bem devagar. O Matheus me falando pra olhar a paisagem.” Lá embaixo, a recepção. “A hora que desci, todo mundo me esperando. Foi muito legal. Todo mundo vinha falar comigo.”

Ela ganhou até apelido. “Ficaram me chamando de ‘vovó do rapel’.” Edna sempre teve perfil ativo. “Na juventude eu adorava pedalar, andar a cavalo. Comecei a dirigir muito cedo. Nada tão radical”, diz. Hoje, continua se movimentando. “Eu gosto de nadar, mergulho.”

E também não se joga sem pensar. “Tenho algumas precauções. Lá é seguro, sabia que tinha fiscalização, que trocam os aparelhos anualmente.” A rotina seguiu normal. “Fiz isso no domingo e na segunda fui trabalhar.”

Ninguém segura a Edna, que fez 90 metros de rapel aos 80 anos
Ninguém segura a Edna, que fez 90 metros de rapel aos 80 anos
Edna sempre foi aventureira e tinha sonho antigo de rapel na Boca da Onça (Foto: Arquivo pessoal)

Depois da experiência, ela resume do jeito dela. “Foi inacreditável, inesquecível. Agora posso morrer. Tenho quatro netos, dois bisnetos, dois filhos”, brinca. Para o neto, a cena ficou marcada. “Ah, é uma inspiração pra mim. Se eu chegar na idade dela com essa mesma disposição, já me sentirei um vencedor”, diz Mateus.

E Dubai segue na lista.  O outro sonho ainda está em aberto. “A viagem está toda paga pra Dubai, mas tem que esperar a guerra acabar.” O plano já está pronto. “Ia visitar o prédio mais alto do mundo, as mesquitas, ficar 12 dias.”

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.