ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Câmara pretende transformar Expogrande em patrimônio cultural

Fabiano Arruda | 13/02/2012 17:39
Multidão acompanha show de Luan Santana, principal atração da Expogrande no ano passado, que quase não ocorreu. (Foto: Simão Nogueira)
Multidão acompanha show de Luan Santana, principal atração da Expogrande no ano passado, que quase não ocorreu. (Foto: Simão Nogueira)

Vereadores de Campo Grande planejam transformar a Expogrande, feira com mais de 70 anos, patrimônio cultural imaterial. A discussão deve ganhar força na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal.

A ideia, na prática, serviria para garantir que o evento seja realizado anualmente. A hipótese surge em meio a nova polêmica, como no ano passado, já que a feira segue sem garantias de que irá ocorrer.

A informação foi confirmada pelo vereador Athayde Nery (PPS), presidente da Comissão Permanente da Cultura da Casa de Leis. Ele explica que o evento possui os três requisitos para ser declarado como patrimônio imaterial da cidade.

“Tem caráter simbólico, pois reúne as raízes da nossa cultura por meio da pecuária e agricultura em mais de 70 anos. É um evento democrático e tem importante caráter econômico com geração de R$ 200 milhões. É o grande momento de negócios, renda e emprego”, explica.

Nery afirma que o evento não deve ser relegado à segunda categoria e que a “Câmara toda está preocupada”. “A Expogrande é maior que o Nelson (prefeito), que o Maia (Francisco Maia, presidente da Acrissul). Tem de acontecer todo ano e em qualquer lugar”, complementou.

O parlamentar ainda compara os benefícios da transformação da Estação Ferroviária em patrimônio imaterial. “Se não fosse assim a estação teria sido derrubada há muito tempo”, opinou.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (PMDB), diz ser favorável ao consenso sobre a realização da Expogrande. No entanto, criticou o fato da Acrissul não ter promovido as reformas exigidas pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado no ano passado para realização da feira, em saneamento e acústica.

“Não vamos encobrir falhas de ninguém. A Acrissul não tomou as providências e deixou para última hora. Mais uma vez a Câmara Municipal vai intervir, mas o problema não é nosso”, criticou.

Siufi, no entanto, garantiu que a Câmara vai defender que a Expogrande seja realizada para não prejudicar a população, que ganha com o evento, principalmente, por conta dos shows, mas sem afetar os moradores da região por conta do barulho, principal motivo da polêmica no ano passado.

“Vamos encontrar meios politicamente corretos, respeitando a Justiça”, destacou.

Do outro lado, o presidente da Acrissul, Francisco Maia, justificou que o TAC assinado no ano passado foi condição para realização da feira. “Assinamos, pois, caso contrário, não haveria feira”.

Maia assegurou que a Acrissul tem projetos para reforma desde agosto do ano passado. Segundo ele, as obras de esgotamento e galeria de água fluvial no Parque de Exposições têm maior possibilidade de serem realizadas.

No entanto, admitiu que o mesmo não ocorre com a reforma acústica. “Estamos estudando alternativas como direcionamento de caixas de som e utilização de abafadores. Economicamente precisamos de tempo”, explicou.

Nos siga no Google Notícias