ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Comissão Processante deve apresentar relatório no próximo dia 8

Antonio Marques | 24/08/2015 12:07
O presidente da Comissão Processante vereador João Rocha (à esquerda) e o relator, vereador Paulo Siufi folheia o processo durante reunião na manhã de hoje na Câmara Municipal (Foto: Antonio Marques)
O presidente da Comissão Processante vereador João Rocha (à esquerda) e o relator, vereador Paulo Siufi folheia o processo durante reunião na manhã de hoje na Câmara Municipal (Foto: Antonio Marques)

O relator da Comissão Processante, que poderá terminar na cassação do mandato do prefeito Gilmar Olarte (PP), vereador Paulo Siufi (PMDB) deve apresentar seu relatório no próximo dia 8 de setembro, primeira sessão na Câmara Municipal, após os cinco dias de prazo que a Comissão tem para informar se prossegue com as investigações ou pede o arquivamento do processo.

Segundo o presidente da Comissão, vereador João Rocha (PSDB), o prefeito tem até o próximo dia 31 de agosto, segunda-feira que vem, para apresentar a defesa prévia, por escrito, e as possíveis testemunhas, que pode ser até 10 pessoas. A partir daí conta-se cinco dias para que a Processante se manifeste por meio do relatório, a vencer no dia 5 de setembro. Esse processo pode ser antecipado, caso a defesa prévia seja entregue até a próxima quinta-feira.

Hoje de manhã aconteceu a primeira reunião da Comissão Processante na sala de reuniões da presidência da Câmara Municipal, com a participação dos vereadores João Rocha e Paulo Siufi. Foi mais um informativo à imprensa sobre os trabalhos feitos até momento, do que propriamente uma reunião da Comissão. Chiquinho Teles (PSD), que também é membro da Comissão, não esteve presente por problemas de saúde, conforme informou o presidente João Rocha.

João Rocha disse que os trabalhos no momento é analisar as 489 páginas do processo de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, denunciado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPE (Ministério Público Estadual) e a notificação do prefeito, que foi realizada na quinta-feira passada, 20.

“Nosso trabalho é de tarefeiro e não vamos politizar o processo. Vamos analisar se as informações contidas nessas folhas são suficientes para pedir a cassação do prefeito e, até mesmo, se é de competência do Legislativo tal julgamento”, explicou, acrescentando que para essa decisão é fundamental aguardar a defesa do chefe do executivo municipal.

No próximo dia 8 de setembro, a Comissão dará uma resposta aos colegas e à população. Podem pedir o arquivamento do processo se considerarem os fatos improcedentes ou que não seja de competência do Legislativo, por tratar-se de réu em crime comum e não de responsabilidade administrativo e financeiro contra o patrimônio. Neste caso, o relatório deverá ser votado no Plenário da Casa. Se decidirem pela continuidade das investigações, a Comissão terá 90 dias para o veredito que poderá terminar na cassação do prefeito Gilmar Olarte.

Nos siga no Google Notícias