ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Dilma vence no 1º turno contra Aécio, Marina ou Campos, diz Ibope

Vinícius Squinelo | 24/10/2013 21:15

A presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno das eleições em três dos quatro cenários avaliados por uma pesquisa do instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (24). Contra o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tidos como os oponentes mais prováveis, a petista teria 41% dos votos --mais do que a soma dos adversários, que ficariam com 14% e 10%, respectivamente.

O levantamento, realizado em parceria com o jornal "O Estado de S. Paulo", também indica que a disputa iria para o segundo turno apenas se o candidato tucano fosse o ex-governador José Serra e se a ex-senadora Marina Silva (PSB) tomasse o lugar de Campos. Nesse caso, a presidente tem 39%, ante 21% de Marina e 16% de Serra, situação em de empate técnico com a soma dos opositores.

No quadro em que Dilma disputa contra Marina e Aécio, a ex-senadora teria 21% --mais que o dobro dos votos de Campos--, mas Dilma oscilaria apenas de 41% para 39%. Aécio passaria de 14% para 13%. Se Dilma, Serra e Campos fossem candidatos, eles teriam 40%, 18% e 10%, respectivamente.

No segundo turno, a presidente ganha de todos os demais candidatos e tem em Marina sua adversária mais próxima: venceria por 42% a 29% dos votos. Em um segundo turno com Campos, a presidente venceria por 45% a 18% e, contra Aécio, sairia vitoriosa por 47% a 19%. Contra Serra, Dilma ganha por 44% a 23%.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. (com informações da Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias