ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ministério desmente depoimentos e afirma nunca ter feito auditoria do Gisa

Vinícius Squinelo e Bruno Chaves | 14/11/2013 19:46

O Ministério da Saúde afirmou que nunca fez auditoria no sistema Gisa (Gerenciamento de Informações em Saúde), diferente do que foi levantado durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, na Assembleia Legislativa.

Segundo Silvia Raquel Bambokian, chefe da divisão do convênio do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, o sistema passou por quatro acompanhamentos, mas nenhuma auditoria.

“Foram emitidos relatórios de verificação in loco, para acompanhamento de execução do Gisa, mas não é auditoria”, informou, durante oitiva na tarde de hoje (14) na Assembleia Legislativa.

Ainda segundo Silvia, o Ministério da Saúde ficou sabendo das dificuldades de mplantação do Gisa no dia 22 de fevereiro deste ano, antes mesmo da instauração da CPI da Saúde. O Consórcio Telemídia, responsável pelo sistema, enviou um ofício afirmando que a implantação foi interrompida pelo atual secretário de Saúde, Ivandro Fonseca. A prefeitura não comunicou o Ministério sobre o fato.

Questionada sobre a equipe do Ministério que está verificando possíveis irregularidades, Silvia informou que a mesma foi montada para vir para o Estado também antes da CPI da Saúde.

Convênios – perguntada sobre a liberação da verba, de R$ 9,9 milhões, para o sistema Gisa mesmo com indícios de irregularidade, a representante do Ministério da Saúde afirmou que duas parcelas foram liberadas em 2008, antes de existir as supostas irregularidades.

“O convênio é feito com a prefeitura e não com a empresa, a responsabilidade da licitação é da prefeitura”, afirmou Silvia.

Todo o depoimento foi acompanhado por um representante do Ministério em Brasília, que não se identificou, mas interrompia certos questionamentos dos parlamentares, afirmando que os mesmos deveria, ser feitos por via escrita.

Nos siga no Google Notícias